Vereador quer criar leitos para cuidados paliativos na Santa Casa
Provas 2024
Inscrições para o Enem encerram nesta sexta-feira

Ilustração/Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - – O governo está analisando a necessidade de adiamento das provas no RS.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerram nesta sexta-feira, 14/6, após terem sido prorrogadas por mais uma semana, para abranger mais alunos. "Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora tem mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante. Os concluintes do ensino médio em escola pública não pagam taxa de inscrição", disse o ministro da Educação, Camilo Santana, em uma publicação nas redes sociais.
As provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Para se inscrever, os estudantes deveriam acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br. Os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição foram divulgados no dia 24/5, assim como dos recursos que tratavam das justificativas de ausência no Enem 2023, para candidatos que estavam isentos da taxa e faltaram às provas. A taxa de inscrição custava R$ 85. Os moradores do Rio Grande do Sul também tinham isenção desse valor.
Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no país. Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil. Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podiam participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.
Rio Grande do Sul
Nesta quarta-feira, 12/6, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que a pasta irá avaliar a necessidade de adiar a aplicação das provas do Enem no Rio Grande do Sul, atingido por enchentes no mês de maio.
"Isentamos a taxa [de inscrição], estamos acompanhando o percentual de alunos inscritos, ampliamos a inscrição até sexta-feira. Vamos avaliar se para o Rio Grande do Sul vai precisar adiar, vamos avaliar até lá a necessidade de fazer uma prova exclusiva para o Rio Grande do Sul", afirmou o Ministro em audiência na Comissão de Educação da Câmara.
Deixe seu comentário