URUGUAIANA JN PREVISÃO

46ª Expointer

Ovinos de Uruguaiana são os primeiros animais a chegar ao parque

Fernando Dias/Seapi/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Três ovinos da raça Texel foram os primeiros a pisar a adentrar o Parque Assis Brasil.

Às 8h desta segunda-feira, 21/8, quando o portão 8 do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, foi aberto, os primeiros animais a pisarem no palco da 46ª Expointer foram três ovinos da raça Texel, da Cabanha Oliveira, de Uruguaiana.

Criador de Texel há 18 anos, Sergio Oliveira participa da Expointer há 16 anos e é o primeiro a cruzar os portões com seus exemplares pelo 12º ano. “Sempre procurei entrar primeiro por vários motivos. O primeiro deles é o marketing. Vocês são minha maior divulgação”, diz, se referindo a cobertura da imprensa, e acrescenta a agilidade do processo fiscalizatório menor burocrático e a atenção que os animais recebem das autoridades. “Quem chega primeiro sempre tem algum privilégio, não tenho dúvida”, diz.

Foram 11h3o de viagem. “Saí de Uruguaiana sábado, às 22h30, e cheguei no domingo, às 9h aqui no Parque. Passei todo o domingo na frente do portão, aguardando abrir. Às 8h, quando abriu o portão e o camping, primeiro entreguei os animais e depois vim aqui para o camping”, conta o criador, que passou o aniversário na fila de entrada.  “Comemorei meu aniversário de 62 anos neste domingo, na frente do Portão 8”. Teve churrasco e tudo”, comenta.

Neste ano, Oliveira trouxe três ovinos: a cordeira Gauchinha, de 7 meses; e os machos Estrambólico, de 1 ano e 8 meses; e um de 1 ano e 2 meses, que ainda não tem nome. “São animais de primeira, de ponta, escolhidos a dedo”, diz. “Para esse ano, temos uma boa expectativa de que conquistem algum prêmio. De zero a 10, um 7”, acredita.

A Cabanha Oliveira, de 12 hectares, existe há 22 anos e possui 70 ovinos da raça Textel, todos reprodutores.

Expointer

A 46ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), acontece entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Neste ano, a expectativa é de que os recordes da feira sejam quebrados. A aposta está no investimento em melhorias na infraestrutura do parque, que inclui a acessibilidade, aumentando o número de visitantes; no maior número de expositores no pavilhão da agricultura familiar; reforma de áreas como o boulevard, que abriga em seu entorno as cerca de 20 associações de raça, mais os laboratórios de insumos para animais; e a pista coberta do Cavalo Crioulo, que será inaugurada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Neste ano, serão 795 animais rústicos, que participam de provas e leilões, entre bovinos, equinos, ovinos, bubalinos e coelhos. E 3 480 animais de argola, que participam dos julgamentos.

Houve uma queda no número de rústicos inscritos no comparativo com 2022 (1.285 animais) porque a tradicional feira de novilhas selecionadas, promovida pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) não realizada nesta edição.

As associações de criadores de Angus/Ultrablack, Devon e Hereford/Braford vão promover julgamentos também para os rústicos de suas raças. São 16 rústicos inscritos da raça Devon, 46 da raça Angus, dez de Ultrablack e 175 rústicos de Hereford/Braford.

Entrada dos animais

Ao todo, são 4 275 animais, de argola e rústicos, inscritos para a feira. Os exemplares para julgamentos podem entrar até a sexta-feira, 25/8, das 8h às 22h. Todos passarão pela equipe do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi. As informações sanitárias acerca de cada espécie de animal estão disponíveis no site oficial da Expointer, na aba regulamentos (www.expointer.rs.gov.br/regulamentos).

Nos demais dias da feira, podem ingressar no parque os animais rústicos, de leilões e os que participam de provas ou apresentações.

Ovinos de Uruguaiana são os primeiros animais a chegar ao parque Anterior

Ovinos de Uruguaiana são os primeiros animais a chegar ao parque

Chegada de animais começa na segunda-feira Próximo

Chegada de animais começa na segunda-feira

Deixe seu comentário