URUGUAIANA JN PREVISÃO

Quadrimestre

Pedidos de seguro-desemprego aumentaram no RS

Os pedidos de seguro-desemprego no Rio Grande do Sul aumentaram 5,5% no primeiro quadrimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2022 no Estado. Além da escalada anual, o volume de pedidos atingiu o maior patamar dos últimos três anos ao alcançar a maior marca desde 2020.  

Os dados são do painel de Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que divulga os balanços desse indicador mês a mês. Acomodação do mercado de trabalho após salto na criação de vagas com carteira assinada em um passado recente e economia a passos lentos ajudam a compor esse ambiente, segundo especialistas.  

De janeiro a abril, o Estado anotou 130.197 requerimentos, 6.801 a mais do que no mesmo período do ano passado. Voltado a trabalhadores formais demitidos sem justa causa, o seguro-desemprego é um benefício que busca garantir uma seguridade até a recolocação no mercado. Quem se encaixa nos pré-requisitos do programa tem direito a uma assistência financeira temporária, calculada e com tempo de duração de acordo com os últimos vencimentos e tempo de atuação. 

 O aumento nos pedidos de seguro-desemprego responde aos movimentos observados no mercado de trabalho recentemente, como o aumento sazonal nos desligamentos nos primeiros meses do ano.  

O novo aumento nos requerimentos de seguro-desemprego ocorre em paralelo a soluços na geração de emprego no país. Enquanto a criação de postos com carteira assinada apresenta desaceleração, o mercado geral, levando em conta os informais, apresenta o que parece ser o início de um período de retração.  

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados na semana passada, mostram que o Rio Grande do Sul apresentou aumento do desemprego no primeiro trimestre. A taxa de desocupação subiu de 4,6%, no quarto trimestre de 2022, para 5,4% no acumulado dos três primeiros meses deste ano. Nesse período, o contingente de pessoas desempregadas saltou para 337 mil. 

Netflix começa a cobrar pelo compartilhamento de senhas no Brasil Anterior

Netflix começa a cobrar pelo compartilhamento de senhas no Brasil

Desemprego aumentou no Rio Grande do Sul Próximo

Desemprego aumentou no Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário