URUGUAIANA JN PREVISÃO

Crianças

Professor de Educação Física dá dicas sobre a prática do esporte

Uma criança fisicamente ativa tem mais chances de se tornar um adulto ativo. É por meio da prática esportiva regular, que se cria hábitos mais saudáveis nessa fase da vida.  

Pesquisas comprovam que crianças que praticam atividades como esportes, são mais felizes e saudáveis do que aquelas que ficam expostas a telas. Segundo os pesquisadores, o bem-estar das crianças aumenta quando elas participam de atividades fora do horário escolar, mas diminui quando passam muito tempo usando as redes sociais ou jogando vídeo games. 

Nos dias atuais, as crianças têm acesso a diversos meios de comunicação e muita tecnologia ao seu alcance, o que acaba atrapalhando o desenvolvimento saudável, já que ficam presos a telas e acabam tendo muitas partes do corpo afetadas, como visão, audição e coordenação motora. Mas como apoiar, incentivar, inserir as crianças no esporte? O Jornal CIDADE conversou com o professor de Educação Física do Sesc/Uruguaiana, Letiéri Panciera sobre o tema. Acompanhe.  

JC - Qual a importância de apoiar os filhos no esporte? 

LP - O envolvimento dos pais é extremamente positivo na vida esportiva dos filhos. Auxilia no desenvolvimento de habilidades como integração social, eleva a autoestima da criança e ajuda na sua motivação.  

JC - Existe uma idade indicada para o início da prática esportiva? 

Não existe idade mínima para se iniciar em algum esporte. O que temos são alguns esportes que exigem o desenvolvimento de algumas habilidades para que a criança frequente com segurança e que não vá desmotivá-la. 

JC- Quais as atividades esportivas auxiliam no crescimento das crianças? 

LP - Correr, pular, saltar, dançar, arremessar, enfim qualquer atividade esportiva contribui para o desenvolvimento da criança. 

JC- Todas as crianças podem praticar esportes? 

LP - Importantíssimo que todos façam algum esporte, até pelos inúmeros benefícios que falamos aqui, porém deve estar de acordo com a sua faixa etária e habilidades. 

 
JC- Crianças com sobrepeso e obesidade podem praticar todos os tipos de esporte? 

LP - Sim, podem, desde que se respeite faixa etária, habilidades. É muito importante sabermos lidar com as limitações de cada um. 

 
  
JC- Crianças com asma ou com quaisquer doenças crônicas podem praticar esportes? 

LP - Ninguém está impedido de praticar atividade esportiva, muito pelo contrário devemos incentivar, claro que sempre respeitando os limites de cada criança. 

JC- A musculação pode ser realizada por crianças? 

LP - Sim. A musculação, ou treinamento resistido, envolve diversas variações de treinamento, utilizando pesos livres, fixos ou o próprio peso.  

 JC- Meu filho odeia esportes. Devo forçá-lo?  

LP - Sempre tem crianças que não gostam de se movimentar, mas temos que incentivá-los e motivá-los devido a importância e pelos benefícios que temos para a nossa saúde. Eu sempre digo - quem não gosta de esporte é porque não conheceu a modalidade certa ainda ou praticou num momento desconfortável, ou seja, temos que ofertar em vários momentos e em diversas modalidades. 


Anterior

Campeonato Municipal já realizou os primeiros jogos

Campeonato Municipal de Esporte inicia na sexta-feira Próximo

Campeonato Municipal de Esporte inicia na sexta-feira

Deixe seu comentário