URUGUAIANA JN PREVISÃO

AGRICULTURA

Políticas de apoio ao pequeno agricultor ganharam força nos últimos anos

Thiago Valença – Ascom PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A Prefeitura disponibiliza a pequenos produtores rurais um trator

Patrulha agrícola, feira da comunidade e auxílios integram as ações desenvolvidas em Uruguaiana  

No dia 28 de julho é comemorado o Dia Nacional do Agricultor. Em Uruguaiana, diversas ações por parte da Prefeitura de Uruguaiana, junto a outros parceiros, marcam o apoio e a valorização para o desenvolvimento da cadeia produtiva, econômica e a busca por avanços nos índices da atividade, que é uma das mais importantes da nossa sociedade. “O trabalho voltado ao pequeno produtor foi pensado e construído junto com aqueles que dependem da agricultura familiar e acreditam nela. Seguimos trabalhando por mais políticas públicas de apoio ao agricultor”, disse o prefeito Ronnie Mello.   

Patrulha Agrícola 

A Diretoria de Agricultora, órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude), coordena a Patrulha Agrícola. Por meio da ação, a Prefeitura disponibiliza a pequenos produtores rurais um trator, implementos um operador de máquinas para a preparação do solo de pastagens de inverno e verão. Desde 2017, foram 1.130 atendimentos em pequenas propriedades rurais de Uruguaiana. A ação já auxiliou produtores do Imbaá, Itapitocai, João Arregui, Agrovila BR-290, Cerrito, Vila da Chácara, Barragem Sanchuri e São Marcos. 

Limpeza de açudes 

A forte estiagem que atingiu Uruguaiana e região em 2022 causou diversos prejuízos aos produtores locais. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural (Semiur) e Defesa Civil Municipal, colocou o maquinário à disposição dos produtores para a limpeza de açudes de pequenas propriedades rurais. A ação visou aumentar o potencial de armazenamento das poucas chuvas que ocorriam à época do fenômeno La Niña. 

O suporte emergencial auxiliou 26 pequenos produtores nos distritos do Imbaá, Cerrito BR-290, João Arregui, Brete Paineiras e Itapitocai. 

 

Feira da Comunidade 

Um dos atrativos mais queridos pelos uruguaianenses é a Feira da Comunidade, realizada aos domingos pela manhã na Praça Barão do Rio Branco. Criada em 2017 pela gestão do prefeito Ronnie Mello, hoje a atração já conta com 140 bancas dentre produtores da agricultura familiar e comerciantes. A feira foi uma das formas de valorizar a produção local. No espaço, os trabalhadores têm mais uma alternativa de comercializar o que é produzido em suas propriedades. 

Outra ação por parte da gestão municipal foi a inclusão dos produtores da agricultura familiar na Feira do Peixe, realizada anualmente durante a Semana Santana, no Parcão. 

Doação de ração bovina 

Antes das tempestades e vendavais enfrentados por Uruguaiana e o estado a partir do segundo semestre de 2023, houve uma forte estiagem na região que trouxe transtornos e prejuízos à cadeia econômica e, principalmente, à agropecuária. 

Em 2 de abril de 2023, a Prefeitura de Uruguaiana iniciava a entrega de um auxílio eventual a pequenos produtores do nosso município. O apoio consistiu na doação de ração bovina aos animais pertencentes a essas propriedades. 

A ação foi realizada por meio de edital aberto pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semude). Foram doadas 2.012 bolsas de 40kg para 61 pequenas propriedades rurais de 12 diferentes distritos da cidade. 

Conhecimento 

A Prefeitura Municipal também ofertou aos produtores o I Fórum de Agricultura Familiar, em 2022. O evento realizado na sede do Sest/Senat contou com o apoio de entidades como Sebrae/RS e Emater/RS. O encontro abordou temas comerciais, produtivos e formas de adesão a programas dos governos Estadual e Federal. 

Em 2024, o Executivo Municipal vai realizar o II Fórum no dia 3 de novembro no Parque Agrícola Pastoril. Mais uma oportunidade de ampliação do conhecimento aos 454 pequenos e médios produtores da cidade cadastrados na Diretoria de Agricultura, aos estudantes, e comunidade em geral. 

Segurança no campo 

Uma ação da Prefeitura, por meio de projeto aprovado pela Câmara de Vereadores, foi a aquisição do sistema AbigeApp – como forma de qualificar a segurança no campo. Na iniciativa, informações repassadas por produtores rurais sobre animais e a propriedades ficam armazenados em um sistema compartilhado pela Prefeitura, órgãos de segurança e sindicatos rurais. 

Uruguaiana foi a primeira cidade da Fronteira Oeste a adquirir o mecanismo. Dentro do sistema já constam atualizadas 285 marcas e sinais. Em eventual fuga ou furto de um animal, por exemplo, as imagens e o sistema compartilhado visam tornar mais célere e efetiva a resolução do problema, por exemplo. 

Prevenção a incêndios 

Um trabalho realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros entre junho e setembro de cada ano visa evitar possíveis focos de incêndio durante o verão. Após a vistoria da equipe dos Bombeiros, moradores da zona rural podem obter autorização para a retirada de madeira de localidades que podem vir a causar problemas futuros durante os períodos mais quentes. Somente em 2024 já foram emitidas 80 autorizações de retirada responsável. 

Novos açudes 

E o trabalho continua. O Programa Avançar do Governo do Estado vai criar 12 novos açudes em pequenas propriedades rurais de Uruguaiana. A ação vai ser iniciada nas próximas semanas. O trabalho preventivo visa o enfrentamento do fenômeno La Niña, que tem previsão de retorno para agosto de 2024. A licitação para a operação já foi publicada pelo governo estadual. A iniciativa visa ampliar a capacidade de armazenamento de água em eventual período de escassez de chuvas. As localidades para a realização das obras foram apontadas pelo Conselho de Desenvolvimento Rural. As 12 pequenas propriedades contempladas ficam nos distritos João Arregui, Imbaá e Cerrito.

ASSINADA ORDEM DE SERVIÇO PARA A CONSTRUÇÃO DE 32 NOVAS MORADIAS Anterior

ASSINADA ORDEM DE SERVIÇO PARA A CONSTRUÇÃO DE 32 NOVAS MORADIAS

Projeto de lei pode punir empresas pela prática de racismo Próximo

Projeto de lei pode punir empresas pela prática de racismo

Deixe seu comentário