URUGUAIANA JN PREVISÃO

Cuidados

Médico alerta sobre doenças cardiovasculares no inverno

Ilustração/Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Uma das recomendações é estar sempre hidratado.

Durante o inverno, o coração precisa de cuidados para prevenção de doenças, já que neste período, cerca de 30% dos casos de doenças cardiovasculares aumentam, principalmente em temperaturas menores de 15Cº. Pessoas que já tem alguma comorbidade são as mais afetadas nesse sentido.  

De acordo com o médico cardiologista José Saldanha, quando o frio chega nossos sensores nervosos emitem um sinal para o cérebro e ele libera a adrenalina, que vai tentar compensar o frio externo com o calor interno do corpo, impedindo que o frio entre nas mucosas, mas o hormônio também gera outras consequências como o estreitamento dos vasos sanguíneos fazendo com que diminua a irrigação e oxigenação dos tecidos.  

"Aquelas pessoas que já têm fatores de risco, diabetes, tabagistas, hipertensos ou obesos, são mais afetadas e com o frio isso é exacerbado. De acordo com uma pesquisa que saiu agora pouco em Londres, por cada grau a menos, existem 100 internações a mais nos hospitais do Reino Unido. Aqui no Brasil, em São Paulo, a Universidade de São Paulo, realizou uma pesquisa, concluindo que o frio aumentou em 25% as internações no estado, então precisamos ter muito cuidado" explicou José Saldanha. 

As principais recomendações para evitar o risco das doenças cardiovasculares no inverno são: estar bem abrigado, se hidratar bastante, se alimentar bem e realizar exercício físico como caminhadas. “O melhor horário para caminhar é à tardinha, entendo que muita gente goste de se exercitar as 6h da manhã, mas não é o ideal nessa época” finalizou José Saldanha. 


Bronquiolite em crianças acende um alerta para saúde respiratória Anterior

Bronquiolite em crianças acende um alerta para saúde respiratória

ESFs com turno estendido dispõem de odontólogos Próximo

ESFs com turno estendido dispõem de odontólogos

Deixe seu comentário