URUGUAIANA JN PREVISÃO

João Eichbaum

Mudança no caminho do céu

Quando a coisa começou a ficar preta na Itália, o papa Francisco expediu medida liminar de salvação: quem passar desta para a melhor, na carona do coronavirus, está com os pecados desde já perdoados.  

Muita gente esfregou as mãos de contentamento, por não ter que pagar a entrada no céu com cochichos no confessionário. Principalmente os velhinhos que, pelo longo tempo vivido nessa terra, haveriam de ter uma lista interminável de pecados e pecadilhos anotados no livro tombo do paraíso, e não estavam dispostos a agarrar o demônio pelas guampas.

O incômodo de ter que botar nos tímpanos do padre, pigarrento e fedendo a cigarro, surtos de sem-vergonhice de ocasião, sempre foi difícil de engolir. Se fossem grandes pecados, como matar e roubar, tudo bem. Seria fácil, limpar a goela e arrotar grandeza no confessionário: "finei um sujeitinho que desatou louvores nos ouvidos da minha mulher, no concernente às secções retrasadas dela". Ou, "aquele desfalque que dei na prefeitura foi um mal-entendido com a minha conta bancária, e os demais prejuízos que alastrei no povo como deputado, votando em favor do fundo eleitoral, correram mais na conta dos arreglos partidários do que por vontade própria. Além disso, a gente precisa tirar dinheiro do povo para amamentar a democracia".

Sempre havia um jeito de tirar o corpo fora ou, no mínimo, de invocar o testemunho de Deus, de que não tinha sido má intenção.

Ah, mas as miudezas e variações do sexto e do nono mandamento já eram outras histórias. Andavam mais no raso, mais perto do sem-vergonhismo. E aí o gaguejo impedia de esmiuçar as circunstâncias, que o padre queria tirar a limpo: "como foi, foi em decúbito ventral ou decúbito dorsal, quantas vezes"?

Ah, grande papa esse, se antecipando ao julgamento de Deus e fornecendo carteirinha de inocente para entrar no céu, sem precisar desencravar pecados em ouvido de padre!

O único senão seria o da viagem para o céu nas asas do coronavirus. Aí encalhava o dilema: se o cavalo encilhado não passa duas vezes, teriam que aproveitar a ocasião? Ou esperar pelo fim do mundo?

Com o poder que esse papa tem, dispensando a vistoria do juízo final para botar o pessoal do coronavírus na fila dos destinados à vida eterna, quem sabe dia desses ele revoga definitivamente a lei da confissão?

É claro que os velhinhos não iam se entregar assim, de graça, para a pandemia, em troca da salvação da alma, sem contar com mais uma oportunidade. De fato, começaram a aparecer sinais de mudanças. A internet passou a ser a casa de Deus, no lugar das igrejas. Agora, dispensado da semana santa, o povinho fica em casa, deixando de pegar pau de andor com Jesus morto. O próximo passo poderá ser confissão pelo Whatsapp...

Pensando bem, os velhinhos apostaram nas futuras mudanças a caminho do céu, largaram de mão a carona do coronavirus e engrossaram as filas para a vacina da gripe. Aí, não houve vacina que chegasse.


Crônica de um amante desvairado Anterior

Crônica de um amante desvairado

Do Amor Alugado na Quarentena Próximo

Do Amor Alugado na Quarentena

Deixe seu comentário