Confira as datas de matrícula para a rede estadual e municipal
oportunidade
Escola de Música da Ospa abre 83 vagas gratuitas
Uma das principais instituições de ensino de música de concerto no país, a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) vai dar início à seleção de novos alunos para o segundo semestre de 2023. Serão abertas 83 vagas para estudar, de forma totalmente gratuita, diversos instrumentos musicais, integrar a orquestra jovem da escola ou ainda praticar o canto em coro. As inscrições iniciam às 12h de segunda-feira, 5 de junho, e vão até as 18h de sexta-feira, 16 de junho, por meio de formulário que será disponibilizado na seção da escola no site da Ospa.
Na Escola da Ospa, os alunos têm a oportunidade de aprender com músicos profissionais que tocam na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. Para o segundo semestre, serão abertas vagas para nove instrumentos: violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo, oboé, clarinete, fagote, trompa e percussão. Os interessados devem ter idade mínima de 8 anos e possuir o instrumento pertinente à vaga.
Além disso, os candidatos podem se inscrever para o Coro Infantojuvenil (8 a 12 anos) ou o Coro Jovem (13 a 20 anos). A orquestra formada por estudantes da Escola, a OSPA Jovem, também está com vagas abertas para a prática nas posições de 1º violino, viola, violoncelo, contrabaixo, fagote, teclado e harpa – para integrar o conjunto, os candidatos precisam ter mais de 14 anos.
As aulas ocorrem na Casa da OSPA (Av. Borges de Medeiros, 1.501) no Palacinho (Av. Cristóvão Colombo, 300), em Porto Alegre, e são distribuídas nos turnos de manhã, tarde e noite. Há vagas para pessoas de baixa-renda e com deficiência. Para todas as modalidades, o pré-requisito é estar matriculado no ensino regular ou ter concluído o ensino médio. As informações completas sobre a seleção estão disponíveis em edital, também disponível no site.
Escola de Música
Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa– Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.
Hoje a escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende em torno de 270 alunos no Palacinho – Palácio do Vice-Governador (Avenida Cristóvão Colombo, 300). Todos os professores são instrumentistas da Ospa. A Escola é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS.
Deixe seu comentário