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Experiência

Crianças do ILV tomam conta da Câmara de Vereadores em Uruguaiana

Fredo Tarasuk/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Simas (à direita) realizou um quiz sobre cidadania com os alunos dos terceiros anos do ensino fundamental do ILV.

A Câmara de Uruguaiana se transformou em uma verdadeira sala de aula nesta quarta-feira, com a visita de 75 alunos dos terceiros anos do Instituto Laura Vicuña (ILV). O programa Visite a Câmara, idealizado pelo diretor da Escola do Legislativo Homero Tarragó, Ricardo Simas, proporcionou uma experiência única de aprendizado sobre cidadania e participação política para as crianças. 

 Logo na chegada, Simas – que ano que vem completa 30 anos como funcionário público da casa - recepcionou os alunos no hall de entrada. O diretor, mostrando o quadro dos presidentes da Câmara, destacou um dado importante: em 177 anos de história, a casa teve mais de mil vereadores, mas apenas 14 mulheres. "O lugar das mulheres é onde elas quiserem", afirmou, provocando a reflexão sobre a importância da participação feminina na política. "A mulher tem poder, sim, e tem espaço!", completou, incentivando as meninas a ocuparem seus lugares de direito na sociedade. 

 A visita guiada incluiu um tour pelas galerias da Câmara, onde as crianças puderam apreciar os quadros dos ex-presidentes da casa, pintados pelo artista uruguaianense Urbano Villela, que recentemente restaurou obras vandalizadas no Senado Federal após os ataques de 8 de janeiro. O ponto alto do passeio foi a visita ao plenário, decorado com balões azuis e rosas em alusão às campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul. Ali, Simas iniciou uma verdadeira aula de cidadania, demonstrando sensibilidade e conhecimento do mundo infantil ao solicitar silêncio para uma criança que utilizava o cordão de girassóis, símbolo de alerta para o autismo. 

 Com uma dinâmica envolvente, Simas explicou o conceito de democracia e os perigos da sua ausência, debatendo com os líderes de turma. A empolgação tomou conta dos alunos quando o assunto foi o direito ao voto. "Com 16 e 17 anos, qualquer brasileiro pode votar, mas a obrigatoriedade só vem aos 18", explicou Simas, respondendo aos questionamentos entusiasmados da garotada. 

 Em um quiz sobre civismo, Simas estimulou a participação e o aprendizado sobre cidadania. "O que é preciso para ser candidato a prefeito?", perguntou um aluno curioso. "Ter mais de 18 anos, saber ler e escrever e estar filiado a um partido político", respondeu Simas, pacientemente. O diretor da Escola do Legislativo também abordou a Constituição Federal, explicando o primeiro artigo da Carta Magna de forma clara e acessível. 

"O Programa Visite a Câmara foi criado para aproximar a comunidade, especialmente os estudantes, do Poder Legislativo e do papel que ele desempenha no desenvolvimento da sociedade", destacou Simas. "Queremos que os jovens compreendam desde cedo a importância de participar ativamente da vida política e de valorizar a representatividade", completou. 

Simas se mostrou satisfeito com o interesse e a curiosidade demonstrados pelos alunos durante a visita. "É uma alegria ver a 'gurizada' atenta e participativa", afirmou. "Esse entusiasmo mostra o quanto a educação sobre cidadania é fundamental e como eles estão abertos a aprender e refletir sobre o que significa fazer parte de uma comunidade", concluiu.  

 Os alunos seguiram, ainda na tarde de quarta-feira, para uma visita na Prefeitura, onde seriam recebidos para também aprender sobre o funcionamento do paço municipal.  

 A Escola do Legislativo Homero Tarragó, criada pela Resolução nº 12 de 30 de maio de 2017, tem como objetivo principal aproximar o Legislativo da sociedade e contribuir para a formação de futuras lideranças comunitárias e políticas. O programa Visite a Câmara é uma das iniciativas que coloca em prática essa missão, promovendo a educação para a cidadania desde a infância. 

 


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