URUGUAIANA JN PREVISÃO

Prioridade

Rede de atendimento às mulheres vítimas de violência é discutida em reunião

Everaldo Jacques - Ascom PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A próxima reunião do grupo ocorrerá no dia seis de maio, nas dependências do 1º Bpaf.

A busca pela melhoria do fluxo de trabalho entre os órgãos, com a intenção de dar ainda mais celeridade e eficiência ao serviço prestado à comunidade, além de tornar mais próxima a relação entre as entidades de proteção à mulher, foram alguns dos tópicos tratados no encontro que reuniu representantes do Poder Público Municipal, Justiça Estadual, Promotoria Estadual, Defensoria Pública, Brigada Militar, Conselho Tutelar, CRAM, Polícia Civil e IGP.  “Nossa intenção foi a de apresentar a real situação de trabalho de cada um dos organismos participantes, visando tornar possível a criação de uma agenda comum entre as partes e a formulação de um fluxo de trabalho conjunto com uma sinergia de integração entre os órgãos”, disse o juiz da 1ª Vara Criminal, Dr. Nildo Inácio. A reunião aconteceu nesta segunda-feira, 15/4, no salão nobre da Prefeitura Municipal de Uruguaiana.  

A promotora de Justiça, Greice Ávila Schmeing, uma das integrantes do grupo de trabalho, disse que mesmo com a estrutura já disponível no município, a continuidade do trabalho e o conhecimento das ações de cada instituição participante auxiliará nos avanços da cobertura de atenção às mulheres vítimas de violência doméstica.  

A delegada Caroline Huber, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), relatou que todos os esforços estão sendo realizados para melhorar ainda mais a cadeia de atendimentos e minimizar os danos causados pelos infratores. “Se levarmos em consideração os números, desde fevereiro de 2023 não há registros de feminicídios em Uruguaiana, um trabalho positivo da rede de proteção já formada na cidade”, lembrou.  

Outra ideia enfocada durante a reunião foi a de criar formas para que as mulheres vítimas de violência possam reestruturar suas vidas, sem manterem a dependência aos seus agressores. “A qualificação profissional, através do desenvolvimento de cursos, seria uma forma de tornar possível a reinserção social das vítimas ao mercado de trabalho”, lembrou a delegada Caroline Huber.  

O prefeito Ronnie Mello reforçou ao grupo que através de alguns dos cursos do programa “Qualifica Uruguaiana”, que se tornou uma política pública de atuação da sua gestão, poderiam ser direcionados às vítimas de violência doméstica atendendo à proposta apresentada pela delegada Caroline Huber. “Também poderíamos contar com a participação de entidades representativas dos diferentes segmentos para acrescentar na parceria alinhada aos cursos do Programa Qualifica Uruguaiana”, sugeriu o prefeito Ronnie Mello.  A próxima reunião do grupo ocorrerá no dia seis de maio, nas dependências do 1o. Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira.  


Acompanhante de paciente é presa vendendo passagens do TFD Anterior

Acompanhante de paciente é presa vendendo passagens do TFD

Acusado de tentar matar colega é preso Próximo

Acusado de tentar matar colega é preso

Deixe seu comentário