URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo Junior

Luiz Carlos Borges

Faleceu em Porto Alegre, na noite de 10/11, quarta-feira, o músico, cantor, compositor e agitador cultural, Luiz Carlos Borges. Com sólida e profícua carreira artística, Luiz Carlos Borges é um dos maiores nomes do tradicionalismo e nativismo gaúcho. Em Uruguaiana, em 1979, com Tropa de Osso e, em 1980, com Romance na Tafona, iniciou sua trajetória de sucesso e premiações na Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. Também, ocupou cargos públicos em São Borja, Santa Rosa, Santa Maria e Porto Alegre. Em São Borja e Santa Maria foi Assessor Municipal de Cultura e Turismo e; em Santa Rosa, Secretário Municipal de Cultura. Ainda, foi presidente do extinto Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e, em 1982, criou o Musicanto, um de nossos maiores festivais. Foi um divulgador incansável do Chamamé e defensor da integração cultural latino-americana. Borges havia comemorado 70 anos de idade, no dia 25 de março passado. Deixa um imenso legado. Adeus, Maestro!

Vacinas

No Brasil, deve ser desenvolvida pelos órgãos competentes uma ampla campanha de divulgação e esclarecimentos sobre a importância da vacinação de crianças, jovens, adultos e idosos. Infelizmente, depois de quatro anos de intensa campanha negacionista, caiu o número de vacinados em todo país e, grupos técnicos, alertam para possibilidade de retorno de algumas doenças, como é o caso da poliomielite, que há décadas não foi registrado nenhum caso em território nacional. Vacinas não transformam ninguém em jacaré, elefante ou anta. As vacinas são gratuitas. Os pais e responsáveis têm obrigação de vacinar e proteger seus filhos. Chega de imbecilidade!

Dengue
Em 2022, o RS registrou seus maiores índices da doença em toda a série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados. Ao todo, foram 66 óbitos em virtude da dengue no ano passado. Na última terça-feira (09/05), o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, confirmou mais um óbito por dengue no Rio Grande do Sul, elevando o total de mortes no estado para 21 em 2023. Ainda, a Secretaria enfatiza a importância da população buscar atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas da doença, a fim de evitar seu agravamento e possível evolução para óbito. Além disso, medidas preventivas para impedir a proliferação e circulação do mosquito Aedes aegypti, como a limpeza e revisão das áreas internas e externas das residências ou apartamentos e a eliminação de objetos com água parada, são essenciais para interromper o ciclo de vida do mosquito na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado como medida de proteção individual contra o Aedes aegypti.

Javalis
Um tiro acidental vitimou um caçador em Sorocaba, no interior de São Paulo na última semana. Não foi um caso isolado. Embora não haja estatística oficial, foi apurado que outras dez mortes com o mesmo padrão desde 2019 no Brasil. Permitida pelos órgãos ambientais apenas para controle de uma espécie invasora, a caça a esses animais movimenta um negócio que vai da venda de armas e munições ao esporte e turismo, com safáris de caças organizados por profissionais. Em seu site, a Confederação de Tiro e Caça do Brasil (CTCB) oferece safáris para caçada ao javali com acampamento completo aos participantes.

Ucrânia Anterior

Ucrânia

Justiça Eleitoral Próximo

Justiça Eleitoral

Deixe seu comentário