Homenagem
"Professor Dr. Luiz Machado Stabile" deve se tornar nome de espaço de cidadania e cultura em Uruguaiana
Acervo Pessoal/Silas Stabile imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ao lado de Gelci dos Santos Marin Stabile, sua companheira por mais de 40 anos, Luiz Machado Stabile foi sempre um fomentador da cultura gaúcha.
Tramita nas comissões técnicas da Câmara Municipal um projeto de lei que pretende homenagear o saudoso professor Luiz Machado Stabile. Proposto pelo vereador Joalcei ‘Juca’ Gançalves (PP), o Projeto de Lei 115 de 2024 quer instituir que o local onde está localizada a Pira da Pátria, na Avenida Presidente Vargas, será chamado de "Espaço Cívico Cultural Professor Dr. Luiz Machado Stabile".
Para o proponente da homenagem, “ninguém mais do que o Professor Stabile demonstrou tanto respeito aos símbolos de nossa pátria, cultuou nossas tradições, e ensinou gerações a entenderem o porquê devemos nos orgulhar de nossas bandeiras”, disse.
Proeminente figura, o uruguaianense falecido no ano passado transitou por praticamente todos os círculos da cidade: foi um dos membros fundadores do CTG Sinuelo do Pago - onde ainda foi Patrão -, vereador durante 12 anos e presidente do diretório municipal do antigo PMDB. O professor Luiz Stabile também integrou a equipe que idealizou e criou a Califórnia da Canção Nativa, a qual presidiu em mais de uma oportunidade. Diretor do Colégio União, ainda lecionou no extinto Campus II da PUCRS como professor no curso de direito. Era um trovador nato e publicou diversos livros com trovas líricas, filosóficas e humorísticas.
Ao saber da provável homenagem, o filho mais novo do professor, Silas Stabile disse que o tributo deixa toda a família muito orgulhosa: “ficamos muito agradecidos com a iniciativa e o reconhecimento que a cidade de Uruguaiana está dando à dedicação que ele teve a essa terra tão querida por nós”, pontuou o caçula.
Deixe seu comentário