URUGUAIANA JN PREVISÃO

Fiéis homenageiam Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá

Jairo Souza/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A festividade se concentrou na igreja do Carmo com missa presidida pelo bispo diocesano Dom José Mário.

O dia 2 de fevereiro é marcado por uma das festas religiosas mais populares do Brasil, é quando se homenageia Nossa Senhora dos Navegantes, um dos títulos dados à Maria, mãe de Jesus. A data é marcada também por homenagens a uma das principais orixás das religiões de matriz africana, conhecida com Iemanjá.

A igreja católica realizou a 115ª festa de Nossa dos Navegantes. “A programação iniciou na segunda-feira dia 30/1, com missa na Igreja do Carmo as 19h.  Na terça-feira dia 31/1 e na quarta-feira dia 1/2, o segundo e terceiro dia do tríduo foram celebrados, respectivamente, nas comunidades Santo Antônio e Nossa Senhora de Lourdes”, afirma o Frei Tiago Backes.

O tema motivador deste ano foi "Com Maria, a vocação se torna graça e missão", e o lema "Corações ardentes e pés a caminho". O tema e o lema foram inspirados no Ano Vocacional que a igreja Católica no Brasil celebra em 2023.

Estava prevista uma procissão fluvial e terrestre para o fim do dia, que em virtude da chuva precisou ser cancelada. A festividade se concentrou na igreja do Carmo com missa presidida pelo bispo diocesano Dom José Mário e reuniu mais de 400 fiéis vindos de todas as partes da cidade e da cidade vizinha, Paso de Los Libres na Argentina.

O monumento em homenagem a Iemanjá recebeu flores, velas e pedidos de agradecimento durante todo dia.  A “santinha” como é popularmente conhecida fica localizada na Orla do Rio Uruguai, de frente para as águas do Uruguai, abençoando a todos que por ali navegam. O monumento foi construído na década de 90 justamente para que os fiéis tivessem um lugar para concentrar suas homenagens.

A choveu deu uma trégua e foi possível realizar a procissão pelas ruas da cidade, com início na rua General Vitorino, percorrendo as ruas Prado Lima, Duque de Caxias, Monte Caseiros, Treze de Maio, Vasco alves e teve o encerramento no monumento da mãe Iemanjá.

Segundo o presidente da Sociedade Espiritualista De Umbanda De Uruguaiana – Aruanda, Jorge Quirino, “devido à forte chuva que aconteceu as 19h não foi possível o som durante a procissão, mas a fé por todos os praticantes da religião, nos levou a fazer a procissão assim mesmo”, afirma. O grupo agradece o apoio do Poder Público e aos órgãos de segurança, como a Ronda Extensiva Municipal (Romu) e Brigada Militar.

“Agradecemos a todas as pessoas que contribuíram para que o evento acontecesse, que a mãe Iemanjá traga muita saúde, felicidades, alegrias e prosperidade a todos nós”, destaca Jorge Quirino.

Inauguração da Orla do Rio Uruguai foi adiada Anterior

Inauguração da Orla do Rio Uruguai foi adiada

Aeroporto de Uruguaiana repassa R$ 127 mil para município em ISSQN Próximo

Aeroporto de Uruguaiana repassa R$ 127 mil para município em ISSQN

Deixe seu comentário