URUGUAIANA JN PREVISÃO

desenvolvimento

Produção de azeite de oliva aumentou 29% no Rio Grande do Sul

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - De acordo com a Seapi, em 2023 foram produzidos 580.228 litros de azeite de oliva

A Câmara Setorial das Oliveiras anunciou, na semana passada, que a produção de azeite de oliva na safra 2022/2023 no Rio Grande do Sul aumentou 29% em relação à safra passada, partindo de 448.500 litros para 580.228 litros. Os dados são da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).

De acordo com o coordenador da Câmara, Paulo Lipp, o desenvolvimento da olivicultura no Estado tem o mérito maior dos produtores. “São investimentos que exigem longo prazo de coragem e persistência, 10 anos ou mais para obterem o retorno. A assistência técnica, a pesquisa, os bancos e os fornecedores também são de grande importância para o crescimento do setor”, avaliou.

Atualmente, 340 produtores plantam oliveiras em 6,2 mil hectares do Estado. A área em idade produtiva (quatro anos ou mais) é de 4,3 mil hectares. As maiores áreas plantadas estão nos municípios de Encruzilhada do Sul, Pinheiro Machado, Canguçu, Caçapava do Sul, São Sepé, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Bagé, São Gabriel, Viamão e Sentinela do Sul. “Hoje existem 22 fábricas e 93 marcas gaúchas de azeite de oliva, um aumento de 29% e 32% respectivamente em relação à safra passada”, destacou Lipp.

Para ele, também são fatores do aumento as novas áreas em produção, a melhoria da produtividade, o aperfeiçoamento de técnicas e manejos e a resistência das oliveiras à estiagem.

Agro gaúcho exportou US$ 3,54 bilhões no segundo trimestre Anterior

Agro gaúcho exportou US$ 3,54 bilhões no segundo trimestre

Governo dá mais prazo para adesão ao Cadastro Ambiental Rural Próximo

Governo dá mais prazo para adesão ao Cadastro Ambiental Rural

Deixe seu comentário