URUGUAIANA JN PREVISÃO

Premiação

Alegrete garante prêmio na etapa final do 11° Prêmio Nacional de Educação Fiscal em Brasília

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Alegrete foi premiada em evento em Brasília

Na manhã desta segunda-feira, 04/12, o prefeito de Alegrete, Márcio Amaral (MDB) recebeu a equipe da EMEB Alcy Vargas Cheuiche, premiada na etapa final do 11° Prêmio Nacional de Educação Fiscal. O evento ocorreu na última quinta-feira, 30/11, na Escola Nacional de Administração Pública – Enap, em Brasília. 

Alegrete foi premiado com o 3° lugar na categoria “Escolas”, através do Projeto "O Jardim dos Tributos”, coordenado pela professora e servidora municipal Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte e desenvolvido na EMEB Alcy Vargas Cheuiche. 

A festividade reuniu autoridades e representantes de iniciativas premiadas de todo o Brasil, no auditório da Enap, localizada na SPO Área Especial 2-A – Asa Sul, em Brasília. Representando o município, estiveram presentes a coordenadora do projeto Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte, bem como Neffar Jaquelini Azevedo Vieira de Assis Brasil, Márcio Mombach e Giovanni Vaucher, representantes do Programa Municipal de Educação Fiscal. A Prefeitura de Alegrete, por meio das secretarias de Finanças e Orçamento e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foi responsável por dar todo o apoio necessário para a realização do projeto em suas etapas e para a apresentação no Distrito Federal. 

O projeto  

O projeto alcançou a pontuação necessária para a classificação final em um dos mais importantes Prêmios de educação no país desde 2012, que busca valorizar projetos com temas a respeito da função social dos tributos, da qualidade dos gastos públicos e do acompanhamento do uso dos recursos. 

Ao longo das suas onze edições, quase 3 mil projetos de escolas públicas, universidades, ONG e Prefeituras Municipais já participaram da premiação. Em 2023, a premiação recebeu um total de 253 candidaturas, abrangendo projetos provenientes de escolas públicas, de instituições, matérias de destaque na grande imprensa e inovações sobre tecnologia, representando 20 Estados e o Distrito Federal. 

Na categoria “Escola” foram 155 projetos inscritos, sendo que o estado do Rio Grande Sul teve a maior participação com 59 inscrições. O município de Alegrete participou da primeira etapa (Etapa Estadual) com três projetos das escolas municipais. 

O projeto “O Jardim dos Tributos" foi desenvolvido com as turmas de educação infantil e anos iniciais da Escola Municipal Alcy Vargas Cheuiche e teve o objetivo de oportunizar o aprendizado sobre os tributos e sua função social de forma lúdica e adequada à Base Nacional Comum Curricular, sendo aprovado na etapa inicial. 

A primeira etapa do projeto consistiu na produção da história pela professora Patrícia Albuquerque Bragamonte e das ilustrações pela graduanda em Design de Comunicação Sofia Trevisan Farret, com uma linguagem simplificada e acessível para crianças de 4 a 8 anos e com fins didáticos, buscando preencher a lacuna de material para esta faixa etária na temática idealizada.  

Na segunda etapa, no Auditório da Unipampa, foi realizada uma oficina colaborativa com os professores das escolas municipais, estaduais e particulares da rede de ensino de Alegrete, para a elaboração de sequências didáticas na transversalização do material e tema da Educação Fiscal na BNCC. Já a terceira etapa consistiu no trabalho em sala de aula com leitura da história nas turmas de educação infantil e anos iniciais e a realização de sequências didáticas que contemplassem as habilidades propostas na BNCC para cada etapa de ensino na transversalização do tema da Educação Fiscal que está foi estudado, a partir do livro O Jardim dos Tributos. 

A quarta etapa aconteceu com a 1ª Mostra de Educação Fiscal na socialização das aprendizagens sobre os tributos e sua função social. A Mostra foi realizada no formato itinerante na Escola Alcy Vargas Cheuiche e no Centro Administrativo, contando com a participação dos alunos que foram os autores dos trabalhos, os professores, equipe diretiva da escola, famílias, servidores da Receita Federal, autoridades do Executivo e do Legislativo, estudantes das escolas municipais e estaduais e comunidade em geral. Nos dias 02 e 03 de outubro, os trabalhos puderam ser apreciados no Palácio Ruy Ramos, das 9h às 13h. 

Ainda no mês de outubro, a Mostra esteve na Agência Local da Receita Federal e na Câmara de Vereadores, dando visibilidade aos trabalhos dos alunos na disseminação da temática da Educação Fiscal, sensibilizando educadores, educando, autoridades e toda a comunidade para a formação de cidadãos cientes de seus direitos e deveres em relação à sociedade. 

 


Audiência sobre Plano Estadual pela Primeira Infância acontece em Livramento Anterior

Audiência sobre Plano Estadual pela Primeira Infância acontece em Livramento

Programa Adote uma Lixeira prevê instalação através de parcerias Próximo

Programa Adote uma Lixeira prevê instalação através de parcerias

Deixe seu comentário