URUGUAIANA JN PREVISÃO

Ásia

Missão gaúcha chega à Ásia em busca de investimentos para o RS

Reprodução/Redes Sociais imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ao lado do governador, o deputado Frederico Antunes (PP) - à direita - chega ao Japão para buscar investimentos para o RS

por Fredo Tarasuk 

O governador Eduardo Leite (PSDB) embarcou no último domingo, 17/11, para uma missão oficial ao Japão e à China, com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais e atrair investimentos para o Rio Grande do Sul. A comitiva, que retorna no dia 27, conta com representantes do Executivo, Legislativo e da Invest RS, a nova agência de desenvolvimento do Estado. 

A missão terá foco em áreas estratégicas como desenvolvimento sustentável, resiliência climática, tecnologia de ponta, mobilidade sustentável e energias renováveis.  

No Japão, a comitiva visitará empresas como Toyota, Mitsubishi Heavy Industries e Shizen Energy, além de centros de pesquisa em prevenção de desastres naturais. Na China, estão previstos encontros com representantes da BYD e da Huawei, além da participação na China International Supply Chain Expo (CISCE), em Pequim, onde o RS terá um estande próprio para apresentar suas potencialidades. 

"Estamos determinados a expandir as oportunidades para o Estado, atraindo investimentos que gerem crescimento econômico e desenvolvimento social", afirmou o governador Leite. "Queremos posicionar o Rio Grande do Sul como um polo de inovação e sustentabilidade, ampliando parcerias internacionais em setores estratégicos", completou. 

A missão também marca o início das atividades da Invest RS, que terá papel fundamental na promoção comercial e atração de investimentos. "É a primeira oportunidade para mostrar a agência, que conta com estrutura e modo de operação alinhados ao que há de mais inovador em captação de investimentos", destacou Rafael Prikladinicki, presidente da Invest RS. 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, a missão à Ásia é a primeira de uma série de ações para potencializar a competitividade do Estado. "A Invest RS irá atuar em cooperação com o poder público e a iniciativa privada, como uma ferramenta do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável lançado pelo governo", explicou. 

Comitiva dividida 

Nesta segunda-feira, enquanto Leite participava de compromissos em Shiga, outro grupo da missão oficial no Japão visitava a planta de hidrogênio da Mitsubishi Heavy Industries, localizada em Takasago, Himeji. A comitiva foi recebida por Masanori Yuri, vice-presidente da Divisão de Negócios de Sistemas de Energia da empresa. 

 Em Shiga, acompanhado de deputados gaúchos como o deputado uruguaianense Frederico Antunes (PP), líder do governo na Assembleia Legislativa, e o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), eleito prefeito de Bagé, o governador cumpriu agenda ao lado do governador da província japonesa, Taizo Mikazuki. Ano que vem, Rio Grande do Sul e Shiga completam 45 anos da assinatura do acordo de irmandade entre os dois estados.  

A expectativa é de que a missão gere resultados concretos em termos de investimentos e parcerias, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. 


Projeto que beneficia diabéticos tipo 1 é barrado na Câmara Anterior

Projeto que beneficia diabéticos tipo 1 é barrado na Câmara

PEC da escala 6x1 divide opiniões na Assembleia Legislativa Próximo

PEC da escala 6x1 divide opiniões na Assembleia Legislativa

Deixe seu comentário