URUGUAIANA JN PREVISÃO

Justiça para Comunicadores

MJSP institui Conselho para jornalistas e comunicadores

Banco de imagem/ Freepik. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Jornalistas e Comunicadores Protegidos: O Observatório como Canal de Denúncia.

O grupo irá propor e assessorar normas para a melhora das políticas públicas a favor da proteção da liberdade de imprensa e segurança de profissionais da comunicação. 

 

A corporação será composta por representantes de órgãos públicos, da sociedade civil e de entidades de especialistas na área. O Conselho foi criado após ataques a jornalistas durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, com o objetivo de monitorar, prevenir e combater violências praticadas contra a classe. Também compõe o observatório a Comissão de Avaliação Preliminar, responsável por analisar denúncias e manifestações. 

 

Os detalhes da composição foram divulgados pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no Diário Oficial da União, Portaria nº 116/2025. A criação e estruturação do Conselho é um avanço na luta pela liberdade de expressão e direitos desses profissionais.  

 

Canais de denúncia: 

 

Casos de violência contra jornalistas e comunicadores sociais podem ser denunciados pela plataforma ‘Fala.Br’, no site do MJSP. O Observatório também atua como canal de denúncias, que permite a profissionais e outros cidadãos reportar casos de violências, ameaças ou intimidações. 

 

As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa e são encaminhadas para análise pela Comissão de Avaliação Preliminar. Elas devem conter, no mínimo, a identificação das vítimas e dos agressores e algum contato. Imagens ou vídeos podem ser incluídos no mesmo link

Para mais informações sobre o canal de denúncias e o funcionamento do Observatório, acesse o site do MJSP


Ações intensificadas resultaram na redução de homicídios, diz Delegado Anterior

Ações intensificadas resultaram na redução de homicídios, diz Delegado

Carnaval Fora de Época terá reforço na segurança Próximo

Carnaval Fora de Época terá reforço na segurança

Deixe seu comentário