G20
Lula lidera Cúpula do G20 no Rio e coloca Brasil no centro do debate global
Fernando Frazão/Agência Brasil imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Lula presidirá Cúpula de Líderes do G20, que ocorre entre 18 e 19 deste mês.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva presidirá a Cúpula de Líderes do G20 nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. O evento reunirá líderes de 19 países, além da União Europeia e da União Africana, representando dois terços da população mundial e 85% do PIB global. Lula e a primeira-dama, Janja, receberão os chefes de Estado, incluindo representantes de 55 países e organizações internacionais.
A Cúpula terá três sessões principais, refletindo as prioridades do Brasil: inclusão social e combate à fome e à pobreza; reforma da governança global; e transição energética e desenvolvimento sustentável.
Um dos destaques será o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa brasileira que visa mobilizar recursos e conhecimentos para erradicar a fome e a pobreza no mundo. O embaixador Mauricio Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, afirmou que a Aliança já conta com um número significativo de adesões e terá funcionamento de 2025 a 2030.
A reforma da governança global será debatida na segunda sessão, com foco na ONU, nas instituições financeiras internacionais e na OMC. No dia 19, a terceira sessão abordará o desenvolvimento sustentável e a transição energética.
A Cúpula também prevê uma mensagem sobre a promoção da paz nos conflitos globais, especialmente na Ucrânia e na Palestina. Lula participará do encerramento da Cúpula do G20 Social no dia 16, evento inédito que visa ampliar a participação social nos debates do G20.
O G20 Social, coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, dá voz à sociedade civil brasileira e estrangeira, promovendo encontros entre líderes mundiais e movimentos sociais.
Deixe seu comentário