Comitiva conhece soluções de inteligência artificial em Nova York
Violência
Homicídios aumentaram 45% em Uruguaiana neste ano

Ilustração -
O número de vítimas de homicídios no Rio Grande do Sul sofreu acréscimo em setembro, em relação ao mesmo mês do ano passado. Enquanto 2020 registrou 111 assassinatos, neste ano foram 125, um aumento de 12,6%. Uruguaiana registrou estabilidade no mês, porém, no acumulado do ano, registrou aumento de 45% nos assassinatos.
Em nível estadual, o resultado do mês não mudou o cenário no acumulado do ano, que segue sendo de queda na comparação com o período de janeiro a setembro de 2020. Nesses nove meses foram 1 172 registros, enquanto o ano passado registrou 1 377 vítimas, uma retração de 14,9% e o menor total desde 2006.
Em Uruguaiana, o mês de setembro registrou um homicídio, o mesmo número de crimes registrados no mesmo mês do ano passado, mantendo assim a estabilidade.
No acumulado do ano, porém, os registram indicam aumento. Durante o ano de 2021 ocorreram 16 homicídios dolosos entre janeiro e setembro, enquanto em 2020 foram registrados 11 homicídios, no mesmo período, o que representa um aumento de 45%.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) diz que uma das razões para o aumento é a baixa base de comparação, já que o nono mês de 2020 foi justamente o período em que o Estado atingiu menor marca de homicídios no ano passado. O total atual de 125 vítimas ainda é o segundo menor da série histórica para o mês desde 2009 e o terceiro mais baixo entre os nove meses de janeiro até agora. Além disso, de acordo com a diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Vanessa Pitrez, as apurações dos fatos indicam maior presença de homicídios que não têm ligação com outras práticas delituosas e que são, por essa razão, mais difíceis de se prevenir.
Deixe seu comentário