Comitiva conhece soluções de inteligência artificial em Nova York
PMEU
Modulada passa por reformas

Divulgação -
A Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU) passou por diversas reformas com o objetivo de melhorar a segurança, o acesso e os serviços da casa prisional. As obras abrangeram a área do estacionamento, dos muros que cercam a penitenciária e o início da construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no local.
De acordo com o diretor da Modulada, Alex Sandro Gomes e Silva, um novo estacionamento para as visitas foi concluído com o objetivo de melhorar o aspecto do local e dar mais acessibilidade às pessoas que precisam chegar ao local. Além disso, foi construída uma garagem destinada aos policiais penais que atuam dentro da prisão.
Também foi inserida uma área destinada aos visitantes, professores, advogados, para que haja um melhor acesso à penitenciária. "Essas reformas são de suma importância uma vez que trazem melhorias não só para a Polícia Penal, mas também aos profissionais e visitantes", afirma.
Outra mudança efetuada foi o cercamento da área que abrange a casa prisional. Agora a cerca contorna toda o edifício. Essa ação, segundo Alex Sandro, visa dificultar a entrada de materiais ilícitos - como celulares, drogas e armas que muitas vezes são arremessados por cima dos muros - na Modulada, assim como a presença de meliantes ao redor dos muros do local. Outro fator é facilitar a atuação da segurança realizada ao redor do estabelecimento.
No interior da PMEU, uma área foi destinada ao plantio de uma horta. As verduras ali cultivadas já foram encaminhadas ao Lar da Velhice São Vicente de Paulo e ao Restaurante Popular de Uruguaiana. Já na área externa, em frente ao local da administração, os muros passaram por reforma e receberam uma nova pintura. Essas obras iniciaram em janeiro deste ano e já estão concluídas.
Já em relação às tratativas relacionadas à Unidade de Saúde iniciaram na gestão do último diretor da PMEU, João Paulo Soares Nunes, entre os anos de 2020 e 2021, assim como a reforma que se estende até a atual administração. Segundo Alex Sandro, a previsão de término das obras é novembro deste ano.
Conforme o atual Gestor, o acesso à Modulada foi realizado devido ao aporte da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural (Semiur). Já a UBS, os recursos são recebidos através de Processo Administrativo do Estado (Proa) e da Vara de Execução Criminal (Vec) do Fórum de Uruguaiana. Já as pinturas e demais reformas ocorreram através de doações da comunidade.
Deixe seu comentário