URUGUAIANA JN PREVISÃO

Incêndios

Como prevenir e o que fazer em caso de sinistros

Mariane Vera/ JC -

A permanência do frio na região, além de manter a população mais tempo em casa, gera um aumento no uso de equipamentos domésticos para aquecimento, o que acaba por ampliar um perigo que pode se desenvolver de forma silenciosa: o risco de incêndios em residências.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros em Uruguaiana, tenente Ivaldo Jorge Trindade Martins, mais de 90% dos incêndios em casas têm origem em algum problema na rede elétrica. Ele conta que o mês de julho teve muitas ocorrências, e praticamente todos os incêndios tiveram essa origem.

A orientação do Corpo de Bombeiros é que as pessoas tenham cuidado no uso de equipamentos elétricos, principalmente aquecedores. O Tenente orienta que quem tem condições faça uma revisão na sua rede elétrica, tendo em vista que a grande maioria das edificações são muito antigas e não foram pensadas para os eletrodomésticos modernos de hoje em dia.

Martins explica que é preciso ter o comportamento certo para evitar esses acidentes, que são: prevenção, cuidado e atenção. Entretanto, caso aconteça um princípio de incêndio, a primeira orientação é ter calma. "A reação humana nesses momentos é justamente perder a calma, acontece um processo cerebral onde não conseguimos ter o controle das nossas emoções, então a tendência nessas horas é agir com impulso e fazer a coisa errada" diz.

Após ter "respirado e contado até 10", o Tenente aconselha a verificar se a situação é controlável, caso seja e a pessoa se achar apta, pode tentar apagar. "Se tiver um extintor de incêndio, melhor, mas se não tiver, a pessoa pode usar água (se o incêndio não for em eletricidade ou com óleo), areia, farinha, ou algo que abafe o fogo", explica.

A terceira orientação é imediatamente chamar os bombeiros. "As pessoas às vezes ficam nesse processo de tentar apagar o fogo e não chamam o Corpo de Bombeiros, quando já tomou uma proporção maior fica mais difícil até para nós apagar" relata.

O que fazer em um princípio de incêndio

1 - Mantém a calma, respira, pensa, raciocina.

2 - Se tiver mais de uma pessoa no local, uma liga para o Corpo de Bombeiros e a outra tenta apagar o fogo.

3 - Se for apenas uma, tenta apagar o princípio, se ver que não vai conseguir chama imediatamente o Corpo de Bombeiros.

É preciso ter o dobro de cuidado com todos os aparelhos elétricos que aquecem, como chapinha de cabelo, ferro de passar roupas, jarra elétrica, torradeira, micro-ondas, carregadores de bateria, entre outros. Esses objetos podem causar um incêndio simplesmente pelo fato do superaquecimento.

O tenente Jorge explica que na cozinha também acontecem muitos erros que ocasionam os acidentes. Ele conta que o principal é com o botijão de gás instalado no local errado. "Geralmente as pessoas tendem a colocá-lo atrás do fogão, fazendo com que a mangueira aqueça durante o uso do fogo e automaticamente também aqueça o botijão, ocasionando vazamentos de gás e até mesmo explosões", explica. Para evitar essa situação, o Tenente aconselha que o botijão seja instalado em um ambiente ventilado, se possível fora da cozinha.

O segundo erro mais cometido na cozinha, é no próprio manuseio das bocas do fogão. O mais comum é quando ocorrem labaredas de fogo em uma frigideira com óleo, onde as pessoas tendem a tentar apagar jogando água. "Esse é o tipo de incêndio que não podemos fazer o uso de água, pois ela vai alimentar o fogo e causar uma explosão" explica. A orientação nesses casos é abafar o fogo com uma tampa seca ou com um pano úmido. O Tenente também orienta que, ao sair de casa é de extrema importância certificar que está tudo desligado, tanto o liberador de gás do fogão, quanto aparelhos eletrônicos que podem gerar o superaquecimento.

Segundo Martins, o número de incêndios no último mês foi tão elevado que chegou a haver onze em apenas dois dias. Essa situação assustou tanto o Tenente que ele chegou a gravar um vídeo que viralizou na internet, onde ele alertava sobre o assunto.

Martins conta que todas essas ocorrências de incêndio no mesmo dia não foram coincidência ou acaso, foram simplesmente o comportamento humano no inverno. Por esse motivo ele gravou o vídeo, com intenção de evitar novos acidentes e uma tragédia maior, pois ele sabia que esse comportamento iria seguir caso as pessoas não fossem alertadas. "Também é importante orientar as crianças desde cedo sobre o que ser feito em uma emergência com fogo. Treinamentos nas escolas devem ser adotados assim como em empresas", diz.

Para reduzir a ameaça de uma tragédia ao usar fogões a lenha, lareiras, lençóis térmicos, aquecedores e muitos outros objetos perigosos, medidas simples podem ser adotadas, mas muitas vezes acabam passando despercebidas por quem utiliza os equipamentos, ou, não são tomadas apenas por falta de informação.

Como ocorre o fogo e o incêndio

O incêndio só ocorre com a perda do controle do fogo que é uma combinação de elementos chamada tetraedro do fogo, que são: combustível (o que vai queimar), comburente (oxigênio), calor e a reação química em cadeia, fenômeno que dá origem a libertação de luz e calor, chamado fogo.


Uruguaiana participa de ação de combate à violência contra a mulher Anterior

Uruguaiana participa de ação de combate à violência contra a mulher

Programa é destaque em seminário de Segurança Pública Próximo

Programa é destaque em seminário de Segurança Pública

Deixe seu comentário