Uruguaiana é principal porta de entrada de turistas no estado
Testagem
Mais de 400 caminhoneiros já foram testados no RS

Divulgação -
Iniciado no dia 31 de maio, o programa de testagem para a Covid-19 em caminhoneiros com destino à Argentina e ao Chile já realizou mais de 400 exames. O projeto prevê que motoristas de transporte de cargas que partem do Rio Grande do Sul ou atravessam o Estado sejam testados com o exame de biologia molecular (RT-PCR). A ação tem como objetivo evitar a transmissão do vírus nesses dois países servindo, também, para comprovante de ingresso como estrangeiros.
Entre os 404 exames já realizados, 24 tiveram resultado positivo para o coronavírus. Deste total, 297 foram encaminhados a partir de Uruguaiana com 13 resultados positivos. A identificação dos demais positivos foi a partir de amostras encaminhadas pelos pontos de coleta de Cachoeirinha (4), Canoas (1), Passo Fundo (1), São Borja (3) e Vacaria (2).
Os testes são realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). As coletas ocorrem nos municípios de Osório, Passo Fundo, Vacaria, São Marcos, Bento Gonçalves, Canoas, Cachoeirinha, São Borja e Uruguaiana, pontos estratégicos das principais rotas rodoviárias federais gaúchas.
Ao passarem em algum desses municípios, os caminhoneiros são orientados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) a realizar as coletas nos pontos indicados pela gestão municipal. Depois de coletar amostras para o exame, o motorista poderá seguir viagem até alcançar a fronteira.
Durante este período, as amostras serão levadas ao Lacen para a testagem e rodadas com prioridade, para cumprir o prazo de sete dias de validade do resultado. Os motoristas que apresentarem resultado negativo para a presença do vírus estarão liberados para cruzar a fronteira.
Para realizar o teste RT-PCR, o caminhoneiro deverá portar o Manifesto Internacional de Cargas (MIC) ou outro documento que comprove o seu destino. Todos os insumos necessários fornecidos pelo Ministério da Saúde.
A necessidade de testar os motoristas de caminhão que atravessam as fronteiras é pauta na Secretaria da Saúde (SES) desde meados de 2020. No entanto, o programa só ganhou corpo em maio. Se houver necessidade e grande demanda, os municípios também poderão contar com apoio do Exército, que se colocou à disposição para auxiliar na coleta das amostras para o exame.
Ponto de coleta em Uruguaiana (Sest/Senat)
Rua Perimetral Oeste, 3601
Fone: (55) 3413-4930
Horário: das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira
Deixe seu comentário