URUGUAIANA JN PREVISÃO

Natureza

Encontro de animais silvestres na cidade aumentou

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Gambás são os animais silvestres mais encontrados em Uruguaiana.

As altas temperaturas registradas em Uruguaiana, aliadas à forte estiagem que atinge a região e às queimadas que restringem ainda mais a busca por alimentos dentro de seus próprios habitats são algumas das causas da aparição de animais silvestres no perímetro urbano da cidade.

Na semana passada, a presença de um Tamanduá, em área central de Uruguaiana, chamou a atenção e curiosidade da população para essa nova situação.

Conforme o biólogo Maykol Garcia Goulart, secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal (SEMAS), todos esses fatores citados acima são preponderantes para causar a presença mais constante de animais silvestres em áreas mais próximas às habitadas da cidade. Goulart vai mais além para explicar esse fenômeno.

Crescimento urbano

Segundo Goulart, a expansão urbana também contribui para reduzir a distância entre os habitats naturais dos animais silvestres e os perímetros habitados. “Especificamente relacionado à Uruguaiana, também temos o rio que circunda a cidade e proporciona uma população ainda maior de animais silvestres dentro desse circuito, o que gera a possibilidade crescente desses espécimes saírem de seus ambientes em busca de alimentação”, explica. “E não podemos esquecer que estes animais, devido a presença do ser humano mais comum em alguns dos seus habitats, acabam por conviverem mais à vontade no ambiente urbano”, ressalta.

Quanto à questão de alteração dos hábitos alimentares dessas espécies silvestres, convém salientar que com o passar dos anos, muitas delas estão buscando restos da alimentação humana, alterando com isso, também, sua dieta principal, o que acarreta um desequilíbrio na cadeia alimentar.   

Animais silvestres

Um dos animais silvestres que mais tem aparecido na região de Uruguaiana é o gambá, cuja dieta alimentar é muito variada. Por ser um marsupial onívoro (alimenta-se de matéria vegetal e animal), ele come insetos, larvas, cobras e ovos. Também está sendo muito comum o encontro de cobras (serpentes) em áreas urbanas. “Esses fenômenos ocorrem também pelas conversões de campos (bioma pampa) em lavouras, o que altera o ambiente natural desses animais”, observa.

Quando a população encontrar espécimes de animais silvestres, o mais importante é comunicar aos órgãos responsáveis para que ocorra o recolhimento seguro e sua destinação correta. Em Uruguaiana, a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (3413-1249), o Corpo de Bombeiros (193 ou 3412-1919) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal (3911-3027) poderão atender.

Procuradoria anuncia processo seletivo de estágio em Uruguaiana Anterior

Procuradoria anuncia processo seletivo de estágio em Uruguaiana

Entregue nova pavimentação do trecho em frente aos quartéis Próximo

Entregue nova pavimentação do trecho em frente aos quartéis

Deixe seu comentário