AGOSTO BRANCO
Grupos antitabagismo auxiliam no combate de vários tipos de câncer
Camila Dalla Vecchia/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O trabalho multidisciplinar é desenvolvido pela SMS.
Em Uruguaiana, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve pelo menos seis grupos abertos terapêuticos para casos de tabagismo
A campanha Agosto Branco, que começou no dia 1º de agosto tem como foco a conscientização sobre o câncer de pulmão. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) projeta que, no triênio de 2023 a 2025, serão diagnosticados cerca de 32.560 novos casos anuais de câncer de traqueia, brônquio e pulmão. Esse tipo de câncer está fortemente associado ao hábito de fumar.
Para reduzir o risco de câncer de pulmão, as campanhas antitabagismo são essenciais. Pessoas que fumam devem procurar orientação médica com clínicos gerais ou pneumologistas para explorar opções de tratamento e estratégias para parar de fumar.
Em Uruguaiana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolve pelo menos seis grupos terapêuticos abertos ao público para casos de tabagismo, visando o tratamento dos pacientes. Os profissionais de saúde que coordenam as reuniões são farmacêuticos e psicólogos. De acordo com a farmacêutica Raquelli Bittencourt, a metodologia aplicada nos grupos foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional do Câncer, em que são trabalhadas reuniões quinzenais ou mensais, onde os pacientes participam de uma conversa aberta para os relatos sobre as dificuldades encontradas no tratamento.
De acordo com o coordenador dos grupos, William Almeida, cerca de 15 pessoas participam de cada grupo. "Trabalhamos uma abordagem multidisciplinar com esse tema em algumas Estratégias de Saúde do Município, Caps 2 e Caps AD", explicou.
Para participar dos grupos é possível realizar a busca espontânea nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) ou encaminhamento médico. Os encontros são semanais, e os dias variam de acordo com o local da reunião.
Os grupos ocorrem nas ESFs 14, no bairro Tabajara Brites; 7, na União das Vilas; 15, localizada no bairro Hípica; 6, do bairro São João; Caps AD e Caps II.
"É obrigatória a participação no grupo para realizar o tratamento do tabagismo, pois esse tratamento exige que tenha um acompanhamento mais de perto para que o paciente tenha sucesso na cessação do tabagismo e para evitar possíveis complicações com medicamentos, que se forem usados de maneira incorreta ou sem supervisão de um profissional da saúde, pode ocasionar efeitos indesejáveis", finalizou William Almeida.
Deixe seu comentário