URUGUAIANA JN PREVISÃO

Guia prático

Estado divulga material para reduzir violência contra menores

divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Guias com orientações visam reduzir indicadores de violência na infância e na adolescência.

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Rio Grande do Sul (Ceevsca/RS) divulgou, nesta quarta-feira, 1/2, quatro novos guias com orientações para o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O material, que foi construído em torno de públicos-alvo diferentes, está disponível no site do órgão.

De acordo com o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul tem, em média, 27 casos diários de violência contra crianças e adolescentes. A violência sexual ocupa o segundo lugar no ranking estadual, com 25% das notificações. A subnotificação, entretanto, preocupa: estima-se que apenas 10% dos casos chegam ao conhecimento das autoridades.

Conforme a coordenadora do Comitê, Rosângela Machado Moreira. O principal objetivo do material é orientar, de maneira técnica, todos os profissionais das redes de proteção. No caso específico dos adolescentes, que já têm uma noção maior do que acontece em casa e na escola, é preciso dar acesso direto aos canais de denúncia e facilitar o entendimento de que determinada situação configura violência ou abuso.

Segundo o grupo, a produção dos guias levou quase dois anos para ser concluída. Os materiais trazem orientações aos profissionais da assistência social, saúde e educação; conselheiros e conselheiras tutelares; profissionais dos serviços de atendimento direto a crianças e adolescentes; além de visitadores das iniciativas Primeira Infância Melhor (PIM), Programa Criança Feliz (PCF) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Operação Pulso Forte mobilizou 75 policiais em Uruguaiana Anterior

Operação Pulso Forte mobilizou 75 policiais em Uruguaiana

Suspeito de furtar lojas no Centro é preso Próximo

Suspeito de furtar lojas no Centro é preso

Deixe seu comentário