Protocolado pedido de CPMI para investigar descontos ilegais em benefícios do INSS
Estratégia
Vacinas únicas contra HPV já estão sendo aplicadas em Uruguaiana

Ilustração - freepik - A vacina faz parte do calendário básico de imunização
As vacinas de dose única contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), já estão sendo aplicadas em Uruguaiana. É possível encontrar o imunizante em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs). A vacina faz parte do calendário básico de vacinação e são aplicadas em crianças entre nove e 14 anos de idade.
O imunizante de rotina, busca vacinar 90% do público-alvo durante o ano. Em 2023, Uruguaiana vacinou 80,42% do público feminino na primeira dose, e 64,47% na segunda. Já as crianças e adolescentes do sexo masculino, foram 62,20% na primeira dose e 42,16% na segunda.
Presente no calendário básico de vacinação desde 2014, a vacina contra o HPV passou por uma mudança em seu esquema vacinal. Depois de dez anos sendo aplicada em duas doses, o imunizante será em dose única a partir deste ano.
O Ministério da Saúde adotou a recomendação após estudos científicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) concluírem que apenas uma dose da vacina protege na mesma proporção que duas ou três.
Com a mudança, o Brasil se junta a 37 países que já aplicam a dose única. Além de garantir a proteção e reduzir a quantidade de doses, o novo esquema vacinal é estratégico para aumentar a adesão à vacinação, contribuindo para ampliar a cobertura e reduzir a incidência de cânceres relacionados à infecção por HPV.
Deixe seu comentário