Piratas do Rio Uruguai
2ª DP deflagra operação contra quadrilha de crimes rurais

Divulgação - Operação contou com mais de 30 policiais.
A 2ª Delegacia de Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira, 15/3, a Operação Piratas do Rio Uruguai, em Barra do Quaraí. A ação visa coibir crimes rurais.
De acordo com o delegado Wellington Pinheiro, titular da 2ª DP e responsável pela operação, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, nas casas dos investigados, que são suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em crimes como abigeato e receptação. Conforme ele, foram encontrados e apreendidos objetos que tem importância para a investigação dos crimes em questão, como roupas camufladas, aparelhos celulares e documentos. Os mandados foram cumpridos às 6h.
Pinheiro explica que a investigação teve início a partir de 216 ocorrências de abigeato e outros crimes rurais. Em 26 dessas ocorrências, um mesmo grupo de suspeitos foi identificado, levando a Polícia Civil a acreditar que se tratava de uma organização criminosa que tentava se estruturar no município.
O Delegado então solicitou ao Poder Judiciário 14 mandados de prisão preventiva que tinham como alvo alguns dos membros desse grupo, além de 14 mandados de busca e apreensão. O Judiciário local, porém, encaminhou os pedidos 1ª Vara Estadual de Processo e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro, em Porto Alegre. Lá, o juiz de Direito Eduardo de Azevedo Laranjeira, do 2º Juízo, deferiu dez dos mandados de busca, que foram cumpridos nesta quinta-feira. O inquérito policial apura crime de associação criminosa armada, voltada para crimes rurais (abigeato, receptação qualificada, roubo circunstanciado a propriedades rurais, e outros). A investigação aponta que o grupo atua na região, incluindo em Uruguaiana.
Ao todo, 33 policiais participaram da operação. Além dos agentes da 2ª DP, apoiaram na ação policiais das demais delegacias sediadas em Uruguaiana e em Alegrete, entre elas a Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), comandada pelo delegado Daniel Severo; além da Delegacia Barra do Quaraí, comandada pelo delegado Nilson de Carvalho.
A Polícia Civil vem realizando ações frequentes de combate aos crimes rurais na Barra do Quaraí. As atividades, que incluem a chamada Operação Fronteira, conseguiram zerar o número de registros deste tipo de crime no município este ano, na contramão dos registros da Secretaria de Segurança Pública no estado.
Deixe seu comentário