URUGUAIANA JN PREVISÃO

Piratas do Rio Uruguai

2ª DP deflagra operação contra quadrilha de crimes rurais

Divulgação - Operação contou com mais de 30 policiais.

A 2ª Delegacia de Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira, 15/3, a Operação Piratas do Rio Uruguai, em Barra do Quaraí. A ação visa coibir crimes rurais.

De acordo com o delegado Wellington Pinheiro, titular da 2ª DP e responsável pela operação, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, nas casas dos investigados, que são suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em crimes como abigeato e receptação. Conforme ele, foram encontrados e apreendidos objetos que tem importância para a investigação dos crimes em questão, como roupas camufladas, aparelhos celulares e documentos. Os mandados foram cumpridos às 6h.

Pinheiro explica que a investigação teve início a partir de 216 ocorrências de abigeato e outros crimes rurais. Em 26 dessas ocorrências, um mesmo grupo de suspeitos foi identificado, levando a Polícia Civil a acreditar que se tratava de uma organização criminosa que tentava se estruturar no município.

O Delegado então solicitou ao Poder Judiciário 14 mandados de prisão preventiva que tinham como alvo alguns dos membros desse grupo, além de 14 mandados de busca e apreensão. O Judiciário local, porém, encaminhou os pedidos 1ª Vara Estadual de Processo e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro, em Porto Alegre. Lá, o juiz de Direito Eduardo de Azevedo Laranjeira, do 2º Juízo, deferiu dez dos mandados de busca, que foram cumpridos nesta quinta-feira. O inquérito policial apura crime de associação criminosa armada, voltada para crimes rurais (abigeato, receptação qualificada, roubo circunstanciado a propriedades rurais, e outros). A investigação aponta que o grupo atua na região, incluindo em Uruguaiana.

Ao todo, 33 policiais participaram da operação. Além dos agentes da 2ª DP, apoiaram na ação policiais das demais delegacias sediadas em Uruguaiana e em Alegrete, entre elas a Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), comandada pelo delegado Daniel Severo; além da Delegacia Barra do Quaraí, comandada pelo delegado Nilson de Carvalho.

A Polícia Civil vem realizando ações frequentes de combate aos crimes rurais na Barra do Quaraí. As atividades, que incluem a chamada Operação Fronteira, conseguiram zerar o número de registros deste tipo de crime no município este ano, na contramão dos registros da Secretaria de Segurança Pública no estado.

Ocorrências de furto diminuem em Uruguaiana Anterior

Ocorrências de furto diminuem em Uruguaiana

Crimes dolosos contra a vida aumentaram em Uruguaiana Próximo

Crimes dolosos contra a vida aumentaram em Uruguaiana

Deixe seu comentário