Imunização
Uruguaiana atinge a meta de vacinação contra a pólio

Jairo Souza/JC -
O município atingiu a meta de 95% de cobertura vacinal estipulada pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O dado foi divulgado nesta terça-feira, 24/11, pela Secretaria Municipal de Saúde. A campanha terminou no último sábado, 21/11, com o Dia D. Todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) da área urbana estiveram abertas das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
A Campanha estava programada para se encerrar em 30 de outubro, mas o governo do Estado decidiu pela prorrogação com intuito de atingir a meta e aumentar a imunização de crianças.
O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral, aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.
Nesta campanha, todas as crianças dessa faixa etária tiveram a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estivessem com seus esquemas vacinais em dia receberam uma dose da vacina oral, a chamada dose D (indiscriminada). Para as crianças com seus esquemas de vacinação de poliomielite em atraso, houve a atualização.
Em paralelo, ocorreu a Campanha de Multivacinação, que teve como finalidade atualizar a situação vacinal da população até 15 anos de idade, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é, além de aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis como tétano, sarampo e febre amarela.
Deixe seu comentário