Famílias retornaram para casa após enchente

Após semanas de inúmeros transtornos causados pela enchente no município, nesta semana as famílias atingidas puderam retornar para suas casas com segurança, visto que o nível do Rio Uruguai está voltando ao seu normal.
“Estamos somente com três famílias no centro esportivo zona leste e os demais abrigos já foram desocupados. Gradativamente tudo está voltando ao normal”, destaca Paulo Woutheres, coordenador da Defesa Civil do município.
Na última semana foi iniciado o trabalho de limpeza das áreas atingidas pela enchente. Os serviços estão sendo executados por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Semiur). O trabalho acontece após a queda do nível do Rio Uruguai nos últimos dias, o que possibilita a ação dos funcionários. As equipes do município, com apoio do Exército, auxiliam as famílias ribeirinhas no retorno para as suas casas.
No mês de novembro o rio ultrapassou a segunda maior enchente de sua história, 12,17 metros acima do nível normal, atingindo mais de 5,9 pessoas, que estavam desabrigas e desalojas desde o mês de outubro. A tristeza daqueles que precisaram deixar as suas casas em busco de abrigo comoveu a cidade, que se juntou numa enorme corrente em prol das famílias atingidas.
O atendimento a essas pessoas ocorreu através de um sistema montado pela Prefeitura com apoio do Exército, entidades, empresas e comunidade em geral. Foram dezenas de mentes e braços que se uniram para ajudar nessa causa.
“Agora estamos atuando numa nova etapa. O retorno das famílias para os seus lares também necessita de uma atuação especial. Todas as famílias atingidas pela enchente e cadastradas no CadÚnico estão recebendo uma nova remessa de cestas básicas”, disse Soraya Salmão, secretária de Assistência Social e membro da rede de apoio às famílias.
Deixe seu comentário