URUGUAIANA JN PREVISÃO

Cultura

Cia Clandestinos realiza o projeto Interior em Cena

Divulgação - arquivo pessoal imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Visita na escola Oscar Machado, no Plano Alto

O projeto “Interior em Cena – Uruguaiana”, é realizado pela Cia Clandestinos, com o objetivo de descentralizar a arte, levando espetáculos teatrais, bate-papos com artistas e atividades lúdicas para a Zona Rural do município. Ainda, ele leva outras atividades ocasionais como workshops, jogos e brincadeiras ao interior.

“Esse projeto nasce dentro da nossa missão, que é levar arte para todas as partes. A gente leva a arte para as escolas municipais urbanas há cerca de nove anos, mas os educandários do interior ficavam esquecidos por falta de verbas. Porém, no final de 2023 entrou para a nossa Cia o recurso da Lei Paulo Gustavo, na qual tivemos a oportunidade de inscrever o projeto Interior em Cena e não pensamos duas vezes,” afirma Douglas Pereira, diretor e produtor da Cia.

O programa teve início no dia 25/3, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Crespo de Oliveira, do bairro Itapitocai, onde a Cia Clandestinos apresentou o espetáculo “O Gato de Botas e Guaiaca” para os alunos, além de promover um workshop de maquiagem artística e claro, a promoção de muita brincadeira e diversão para a criançada.

A segunda parada foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Machado, do bairro Plano Alto, onde a criançada pode conhecer o espetáculo “A Incrível História Colorida”. Douglas Pereira afirmou que cerca de 90% dos alunos da escola Oscar Machado nunca haviam assistido uma peça de teatro. “Essa é a realidade não só de Uruguaiana, mas das crianças brasileiras. Para nós é uma satisfação enorme estar espalhando cultura”, completou.

A última parada do programa é na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alceu Wamosy, do bairro João Arregui, onde a Cia levará o espetáculo “As Viagens de Gulliver”. “Dentro deste projeto conseguimos contemplar apenas três escolas, mas graças a ele, as empresas estão vendo a importância de levar a arte para as comunidades, então já estamos nos organizando para que ele continue” afirmou o diretor da Cia.


Uruguaiana possui uma farmácia a cada 2,6 mil habitantes Anterior

Uruguaiana possui uma farmácia a cada 2,6 mil habitantes

Município realizou ações contra a dengue na zona rural Próximo

Município realizou ações contra a dengue na zona rural

Deixe seu comentário