URUGUAIANA JN PREVISÃO

Chuvas

Catástrofe provoca falhas no sistema abastecimento de medicamentos

Freepik/Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A interrupção temporária do sistema do programa representa um desafio para os municípios.

Devido à catástrofe que o do Rio Grande do Sul está vivendo há mais de uma semana, o sistema do Programa de Medicamentos Especiais de todo o Estado está fora do ar, juntamente com outras plataformas de tecnologia do governo estadual. 

Em Uruguaiana, segundo Raqueli Bittencourt, farmacêutica bioquímica da Farmácia Básica Municipal, o procedimento de a liberação dos medicamentos precisa ser realizado manualmente. Com isso, se tornou mais lento. 

Os pacientes devem levar uma cópia do último recibo do medicamento para procurar o histórico. "Vai ser um processo muito mais lento, então pedimos paciência para a comunidade. Vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance, mas levará mais tempo", explicou. 

O Programa de Medicamentos Especiais do RS é essencial para pacientes com doenças crônicas, graves ou raras. Entre os medicamentos fornecidos estão os utilizados no tratamento de câncer, HIV/AIDS, esclerose múltipla, hepatite C, entre outras condições de saúde complexas. Por exemplo, alguns medicamentos fornecidos pelo programa incluem os antirretrovirais para tratamento do HIV/AIDS, imunossupressores para pacientes transplantados, medicamentos biológicos para artrite reumatoide e esclerose múltipla, além de quimioterápicos para tratamento do câncer. 

O acesso aos medicamentos pelo Programa de Medicamentos Especiais geralmente requer uma avaliação médica e o preenchimento de critérios específicos. Uma vez aprovada a solicitação, os medicamentos são disponibilizados gratuitamente ou com coparticipação, contribuindo para o controle das doenças crônicas e para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. 

A interrupção temporária do sistema do programa representa um desafio para os municípios e pacientes que dependem desses medicamentos para inúmeras patologias. 


Iniciadas as obras de asfaltamento da Vicente Fitipaldi Anterior

Iniciadas as obras de asfaltamento da Vicente Fitipaldi

Samu tem novo telefone em Uruguaiana Próximo

Samu tem novo telefone em Uruguaiana

Deixe seu comentário