Protocolado pedido de CPMI para investigar descontos ilegais em benefícios do INSS
Aedes Aegypti
Novos casos de dengue acendem alerta para propagação

Divulgação - Vigilância Epidemiológica - Cenário Epidemiológico
Dois novos casos de dengue foram confirmados em Uruguaiana durante os últimos dias. Na sexta-feira, 1/3, uma mulher de 43, moradora do bairro Centro, positivou para a doença. O caso é autóctone, ou seja, adquirido no próprio município. Nesta segunda-feira, 4/3, um homem de 27 anos foi confirmado com Dengue, ele é residente do loteamento João Paulo II e o caso também e autóctone.
Atualmente, o município tem nove casos confirmados autóctones e seis casos importados, abrindo um grande alerta para a propagação da doença em Uruguaiana e confirmando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti infectado.
Até o momento, Uruguaiana tem 15 casos confirmados de dengue, 60 descartados, 76 em investigação, 151 casos suspeitos notificados e uma interação hospitalar.
Situação do Estado
Um novo óbito por dengue no Rio Grande do Sul foi confirmado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) na última sexta-feira, 01/3. A vítima foi um homem de 59 anos, residente em Canoas, que possuía comorbidades e faleceu em 19 de fevereiro. Canoas registra uma incidência de 185,5 casos prováveis para cada 100 mil habitantes, com 87 casos confirmados da doença até o momento neste ano.
Desde o início de 2024, o estado já confirmou 10.387 casos de dengue, sendo 8.882 autóctones e os demais importados (quando os residentes gaúchos foram infectados em viagem a outro local). As cidades com maior número de casos são Novo Hamburgo, Tenente Portela, Santa Rosa, Três Passos e São Leopoldo.
Os óbitos registrados neste ano foram em Tenente Portela, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Cruz Alta, Lajeado, Frederico Westphalen e Canoas. No ano anterior, 2023, o estado contabilizou mais de 34 mil casos autóctones e 54 óbitos por dengue.
Deixe seu comentário