Touru se prepara para levar a Uruguaianense ao título do Gauchão
A Associação Esportiva Uruguaianense enfrenta neste domingo, 03/12, no Ginásio Municipal Osmar de Miranda Schimitt, a tradicional e forte equipe de Carlos Barbosa – ACBF. Será a primeira das duas partidas da grande final do Gauchão de Futsal. O clima em Uruguaiana é de tensão e expectativa. A corrida pelos ingressos é grande e os uruguaianenses prometem lotar o Schmitão mais uma vez. Se dentro de quadra a responsabilidade do resultado é dos jogadores, do lado de fora, nas arquibancadas a torcida faz a diferença. A Touru é um dos grandes triunfos. Com o seu tradicional mascote, a torcida se prepara para embalar a partida ao som de seus cantos.
A organizada surgiu em 1992, dois anos após a fundação da Associação. Oficialmente, são 170 torcedores cadastrados junto ao Ministério Público. Entre 50 e 60 deles estão ativos nas arquibancadas durante os jogos.
“Tínhamos o QG da Touru no bar do nosso vice-presidente Fernando. Ainda nos encontramos em algumas ocasiões, mas não temos um lugar fixo. Já fizemos esquentas em uma área anexa ao Ginásio Municipal, a feirinha. Hoje em dia nos encontramos na parte de fora do ginásio mesmo, chegamos horas antes do jogo e ficamos por ali bebendo. As festas, logísticas de trapos e faixas e a organização dos instrumentos da banda, são feitas dias antes do jogo. Combinados pelo WhatsApp”, explica Mylena Torres, 21 anos, uma das integrantes da Touru.
O presidente da Uruguaianense, Bira Almeida, acredita que a torcida, assim como o ginásio com uma quadra menor que as demais, de 36 metros, são fatores que contribuem diretamente para a torcida ganhar os jogos.
“Quando a nossa torcida começa a cantar, vira o sexto homem e faz com que nossos jogadores deem um pouco a mais, fazendo com que nossos adversários sintam um pouco a perna e não joguem tão bem. É uma atmosfera que impressiona bastante”, afirma o dirigente.
O jogo deste domingo inicia às 11h e será transmitido pela TVE, GZH e Radio Charrua.
Deixe seu comentário