Solidariedade
Banco de Sangue precisa de doações de O e A positivo

Gabriela Barcelos/JC - O Banco de Sangue, anexo à Santa Casa de Caridade, está com atendimento aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, para doação.
O Banco de Sangue Municipal está operando com os estoques baixos, especialmente para os tipos O positivo, A positivo e O negativo.
Segundo a coordenadora do serviço, enfermeira Mari Naziazeno, houve uma queda no número de doações. Nos últimos 30 dias, foram contabilizadas 177 doações, enquanto o número de transfusões chegou a 174. “Apesar de campanhas realizadas junto a familiares de pacientes, o número de doadores caiu — e sem uma razão sazonal que justifique a baixa”, explica a enfermeira.
Conforme ela, a maior demanda por sangue vem das de pacientes oncológicos, pacientes recém-nascidos e vítimas de politrauma que ingressam no pronto socorro municipal, além do centro cirúrgico.
Quem pode doar?
Pode doar quem tem entre 18 e 69 anos (com primeira doação até 60 anos). Jovens de 16 e 17 anos também podem doar, desde que estejam acompanhados de um responsável e apresentem autorização.
É necessário pesar mais de 50kg, estar descansado, saudável, bem alimentado (sem ingerir alimentos gordurosos nas últimas 4 horas), não ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas nem fumado nas últimas três.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano (com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações), enquanto mulheres podem doar até três vezes, com intervalo de 90 dias.
Onde doar?
As coletas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, no Banco de Sangue anexo à Santa Casa de Caridade. Não é necessário agendamento.
O atendimento ao público segue até às 17h50. Para doar, é necessário apresentar documento oficial com foto.
Após a doação
É recomendado manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas, evitar esforços físicos exagerados por 12 horas, aumentar a ingestão de líquidos e não ingerir bebida alcoólica nem fumar por algumas horas após o procedimento.
Atividades como pilotar ou dirigir veículos de grande porte e trabalhar em andaimes também devem ser evitadas nas 12 horas seguintes.
Impedimentos temporários
Estão temporariamente impedidos de doar pessoas com febre, gripe ou resfriado; quem fez tatuagem, piercing ou recebeu transfusão nos últimos 12 meses; quem foi vacinado recentemente (intervalo varia conforme o imunizante: dois dias para Coronavac e sete dias para os demais).
Deixe seu comentário