Dengue
Venda de repelente dispara em Uruguaiana

Autor desconhecido - Divulgação - Anvisa orienta quais as marcas devem ser usadas.
Diante do alto cenário de casos de dengue no País e a confirmação do quarto caso em Uruguaiana na última semana, a venda dos repelentes tiveram aumento significativo. Numa das farmácias contatadas pela nossa equipe, o funcionário contou que a procura aumentou em 70% nos últimos dias. “A venda sempre aumenta durante o verão, mas o aumento foi significativo. Em nenhum momento ficamos sem o produto, mas a venda em grande quantidade só está sendo feita por encomenda”, disse ele. Numa outra farmácia, o atendente destacou que a procura é maior para o público infantil. “Recebemos muitos pais preocupados com a saúde das crianças nos últimos dias, mas preciso ficar atendo as recomendações quanto ao uso do produto”, relatou.
O valor do produto varia entre R$ 18 e R$ 30 e pode ser encontrado em creme ou na forma liquida. O repelente também é vendido no modelo adulto e infantil.
Segundo a Anvisa, não é qualquer substância que é capaz ou recomendada para repelir mosquitos. O produto utilizado pode ser ainda mais específico dependendo do inseto que se quer evitar, como o Aedes aegypti. A agência recomenda, para o combate ao mosquito da dengue, o uso de repelentes regularizados que contenham alguma das três substâncias a seguir: IR3535, presente em repelentes da Merck; DEET (N-N-dietilmetatoluamida), presente em repelentes como Off; Icaridina, presente em repelentes como Exposis. A Anvisa reforça que os pais devem seguir orientação médica para aplicar repelentes em crianças com menos de dois anos.
Deixe seu comentário