URUGUAIANA JN PREVISÃO

Coronavírus

Uruguaiana chega a 82 casos e implanta mais duas barreiras sanitárias

Jairo Souza/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou mais oito casos de coronavírus na tarde desta segunda-feira, 29/6. Quatro exames positivos foram contabilizados por meio da SMS e sistema particular e quatro por meio da pesquisa EPICOVID19-RS, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Os pacientes são quatro homens entre 40 e 60 anos e quatro mulheres entre 20 e 60 anos. Três pessoas são sintomáticas e todas foram encaminhadas ao isolamento domiciliar. Na última sexta-feira, 26/6, também foram confirmados mais três casos (dois assintomáticos e um sintomático), sendo duas pessoas de sexo masculino e uma do gênero feminino. Com isso, Uruguaiana chega a 82 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo que 62 estão curados.

Ao todo, 4.645 exames já foram realizados no município por meio da Secretaria de Saúde do Município, Laboratório de Análises do Rio Grande do Sul (Lacen), UFPel, Unipampa, Ibope e Laminf.

Barreiras sanitárias

A Prefeitura implantou na última sexta-feira, 26/6, mais duas barreiras sanitárias com o objetivo de controlar o fluxo de entrada no município. Os dois novos pontos estão posicionados na BR-472: um no acesso para quem vem de Itaqui, em frente à Zaeli, e outro à frente do Círculo Militar, no acesso via Barra do Quaraí. Além destes dois novos locais, o Município já realiza o monitoramento na Ponte Internacional e na BR-290, no posto da Polícia Rodoviária Federal. O trabalho nestas barreiras é realizado, diariamente, entre o período das 8h às 18h30.

A coordenação das barreiras sanitárias é de responsabilidade da Defesa Civil de Uruguaiana e da Guarda Civil Municipal, onde atuam também agentes de trânsito e as equipes da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu). O front ainda conta com o suporte de agentes de saúde vinculados à Secretaria Municipal, além do importante auxílio do Exército Brasileiro e da Brigada Militar. Nas abordagens é realizada a identificação do local de origem dos tripulantes, para depois ser aferida a temperatura. Diante de algum possível problema ou alteração do estado de saúde, os passageiros são encaminhados ao Centro de Triagem mais próximo. Até o momento nenhuma pessoa abordada apresentou sintomas de covid-19 ou disse ter tido contato com suspeitos.

EPICOVID19-RS

A pesquisa Epicovid19-RS, que estima a prevalência de coronavírus na população gaúcha, iniciou a quinta etapa de testes rápidos e entrevistas no último sábado, 27/6, em nove cidades do estado, entre elas Uruguaiana. Cerca de 250 entrevistadores do Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO) visitaram quinhentos domicílios, até esta segunda-feira, 29/6. Ao todo, 4,5 mil pessoas serão testadas para o coronavírus somente nesta etapa. O resultado deve ser divulgado nesta quarta-feira, 1º/7, em coletiva do governador Eduardo Leite.


Prefeitura e Sebrae lançam programa 'Recupera Uruguaiana' Anterior

Prefeitura e Sebrae lançam programa 'Recupera Uruguaiana'

BRK lança minissérie com dicas de prevenção ao coronavírus em Libras Próximo

BRK lança minissérie com dicas de prevenção ao coronavírus em Libras

Deixe seu comentário