Solidariedade
Artistas gaúchos se unem para ajudar as vítimas das enchentes

Divulgação/Instagram/cantina_mincarone - – A ação é parte do Movimento #SocialSul.
Neste sábado, 29/6, e domingo, 30/6, a Feira Naturebas reunirá 3 mil rótulos de mais de 170 produtores de vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. Entre eles estarão as "pét-nats" da Cantina Mincarone, de Porto Alegre, conhecida por sua arte nas garrafas.
Os produtos expostos em um ponto exclusivo na feira se transformaram em telas nas mãos de renomados artistas gaúchos, incluindo aqueles diretamente afetados pelas enchentes, como Celo Pax, Ana Scarceli e Leandro Alves.
A ação é parte do Movimento #SocialSul, uma iniciativa independente, solidária e voluntária criada para apoiar a classe artística do grafite, profundamente afetada pelas crises climáticas.
"Decidi apoiar o movimento doando garrafas e canetas aos artistas para que eles pintassem os rótulos. Tudo o que for vendido será revertido para ajudar os afetados", explica Caio Mincarone, à frente da cantina junto com sua mãe, Ana Maria.
Para mais detalhes (e apoiar comprando), basta seguir @cantina_mincarone no Instagram.
“Pét-nat”
Embora possa parecer uma novidade, esses espumantes, que têm conquistado apreciadores no mundo do vinho, são na verdade um resgate do passado.
"Pét-nat" é a abreviação de "pétillant naturel", ou "borbulhante natural" em francês. Trata-se de um método ancestral de produção, criado por monges, que caiu em desuso à medida que a indústria vitivinícola se modernizou.
O método envolve apenas uma fermentação, que ocorre dentro da própria garrafa, ao contrário dos métodos tradicionais que envolvem duas fermentações, em tanques e na garrafa.
Deixe seu comentário