URUGUAIANA JN PREVISÃO

MARISELE VELASQUES

Home Office

Em tempos de pandemia e isolamento social a orientação recebida das autoridades é ficar em casa. Para uma parte da sociedade é possível levar o trabalho para dentro de seu lar, com o uso das tecnologias contatos são mantidos, negociações acontecem e vendas podem ser entregues por moto táxis. Porém, para a grande maioria da população que presta serviço e depende do cliente o que resta é esperar e ter fé que logo essa situação passe e as coisas se restabeleçam.

As escolas não ficaram para trás, tiveram que se adaptar. Umas já estão tendo aulas on line, a grande maioria particular, outras estão se adaptando com o uso de email e Whatsapp. E ainda tem aquelas que estão se preparando a realidade de seus educandos que muitas vezes nem tem acesso a internet. No meio de tudo isso fica muitas dúvidas, e por mais que especialistas da área se manifestem, estamos em um tempo de incertezas. Realmente ninguém sabe o que essa situação vai resultar.

Uma conclusão já temos: nenhuma tecnologia avançada substitui um professor e a convivência social dentro do espaço escolar tão importante para o desenvolvimento humano. O "home office", palavras em inglês que significam escritório em casa, sim escritório, não cabe para crianças e adolescentes, eles precisam de sala de aula, o que é impossível nesse momento. E aviso aos pais exaustos de tanto tentar ensinar seus filhos conteúdos e temas que muitas vezes tem dificuldade para explicar, as escolas serão as últimas instituições a retomar suas atividades, já que não existe lugar mais aglomerado do que uma sala de aula.

Espero sinceramente que após todas essas experiências vividas opiniões sobre o papel do professor na sociedade seja revisto e principalmente valorizado. São anos dedicados para sua formação e todos os outros à sua atualização, como agora que estamos aprendendo como dar aula dentro de nossas casas para turmas inteiras a quilômetros de distância de nós. Fora a paciência para ensinar de formas diferentes o mesmo conteúdo para mais de 25 ou 30 alunos, cada um com sua personalidade e individualidade. Só quem dá aula sabe o que estou me referindo. Não está sendo fácil para ninguém, o que é compreensível, porém temos que nos adaptar e concluir mais do que nunca que o melhor lugar para aprender sempre será na escola.

 

O lado bom Anterior

O lado bom

Páscoa Próximo

Páscoa

Deixe seu comentário