URUGUAIANA JN PREVISÃO

RS

Pedidos online de novos títulos eleitorais caíram pela metade

Divulgação - Abradep imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A obrigatoriedade do cadastro biométrico retornou em 2023.

O prazo para novos eleitores solicitarem o primeiro título eleitoral pela internet encerrou na última segunda-feira, 8/4. No Rio Grande do Sul, apenas 12.065 solicitações online foram registradas este ano, representando cerca de 55% do número em 2020. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) atribui essa queda à reintrodução do cadastro biométrico para a obtenção do título eleitoral. Durante as eleições de 2020 e 2022, devido à pandemia, a exigência do cadastro biométrico foi suspensa, permitindo que os novos eleitores completassem todo o processo de solicitação e obtenção do título eleitoral pela internet. 

Entretanto, a obrigatoriedade do cadastro biométrico retornou em 2023, no Rio Grande do Sul, em preparação para as eleições municipais de 2024. Isso significava que, apesar de os cidadãos elegíveis para emitir o título eleitoral pela primeira vez poderem fazer o pedido pela internet, ainda era necessário comparecer presencialmente, em data agendada, a uma unidade de atendimento ao eleitor vinculada ao TRE-RS para realizar o cadastro biométrico. 

Em 2020, quando o cadastro biométrico presencial não era necessário para obter o título eleitoral, as solicitações online representaram aproximadamente 26% do total. Esse número aumentou consideravelmente em 2022, atingindo cerca de 76% dos pedidos.  

Em 2024, no entanto, a porcentagem de solicitações online no estado diminuiu para 19% até o encerramento do prazo em 8 de abril. Espera-se que esse número diminua ainda mais nas próximas semanas, uma vez que o prazo para solicitar novos títulos eleitorais presencialmente permanece aberto até 8 de maio. 

Até o último dia 8, o total provisório de pedidos de novos títulos eleitorais neste ano no Rio Grande do Sul era de 61.878, em comparação com 84.016 nas eleições municipais de 2020 e 222.197 nas eleições de 2022. 


Prefeito Ronnie Mello apresenta novos secretários Anterior

Prefeito Ronnie Mello apresenta novos secretários

Rotas de Integração Sul-Americana em debate em Brasília Próximo

Rotas de Integração Sul-Americana em debate em Brasília

Deixe seu comentário