URUGUAIANA JN PREVISÃO

Tribunal de Justiça

Abertas as comemorações dos 150 anos do TJRS

Eduardo Nichele imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A data histórica será celebrada em 03 de fevereiro de 2024, mas as comemorações já começam em 2023.

Na manhã de terça-feira, 8/2, foi realizado o lançamento da programação alusiva ao sesquicentenário do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em cerimônia no Palácio da Justiça.

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Iris Helena Nogueira agradeceu a presença de todos os poderes, instituições autônomas e a sociedade gaúcha, “por se integrarem aos nossos festejos, porquanto foram fundamentais na construção desse Poder Judiciário gaúcho que nos orgulhamos de enaltecer”. Ela destacou que a data histórica será celebrada no dia 03 de fevereiro de 2024, mas as comemorações já começam em 2023, durante a atual Administração do TJRS.

O 2º vice-presidente e presidente do Conselho de Comunicação Social do TJ, desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, afirmou que o Judiciário sempre esteve presente de forma ativa na história do Rio Grande do Sul nestes 150 anos. "Nosso papel é trabalhar pelas pessoas, melhorar a condição de vida da população, pois servimos a sociedade e precisamos dizer ao povo o quanto estamos dispostos a fazer isso através de ações como essa que estamos realizando hoje, começando as atividades do momento histórico que marcará o aniversário do TJ no próximo ano”, disse ele, destacando a importância do resgaste histórico do papel da Justiça junto ao público.

A presidente do Comitê Especial dos 150 anos do TJ, juíza de Direito Márcia Kern, destacou que serão realizados diversos eventos e ações ao longo de 2023 e no começo de 2024, além de ampla campanha de divulgação em mídias com vídeos, publicações em redes sociais, e publicação de livro referente à data. "Ao longo desses 150 anos, aprendemos entre outras coisas, a importância da atuação cidadã, preventiva e em rede. Em nome do Comitê dos 150 Anos do Tribunal de Justiça, reforço o convite para estarmos juntos ao longo deste ano com mentes, sentidos e, principalmente, corações abertos para comemorar, trazendo à memória as recordações", concluiu.

O diretor de Marketing Institucional e Comunicação Digital do TJRS, Fabio Berti, fez uma apresentação do estudo realizado pela Direção de Comunicação Social (Dicom), cujo intuito é cada vez mais consolidar a imagem do Judiciário gaúcho ao lado da sociedade na questão da vida cotidiana, gerando um conceito de comunicação que possa traduzir a história e a conexão com as pessoas. 

Ele demonstrou a criação do slogan “Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul – 150 anos junto contigo!”, reforçando a proximidade e a presença constante do Judiciário na vida dos gaúchos. Segundo ele, a marca estará presente nos meios de comunicação oficiais do TJ, nas redes sociais, em matérias, nos eventos técnicos e na prestação de serviços para a sociedade nos próximos dois anos.  O logo destaca as cores do Rio Grande do Sul, simbolizando a união entre o passado e o presente, com o intuito de demonstrar a sinergia permanente entre a Justiça do Rio Grande do Sul e a cidadania.

Uma extensa programação faz parte das comemorações alusivas aos 150 anos, envolvendo atividades e eventos mensais. Para março está prevista uma reunião na Câmara Nacional de Gestores de Precatórios. No mês de abril a programação inclui o lançamento do Prêmio Themis 2023 – Especial 150 anos TJRS e oncerto da Ospa alusivo aos 150 Anos do TJ.

No mês de maio serão realizados três eventos: Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário; Fórum Nacional de Juízes de Competência Empresarial (FONAJEM) e Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça (ENCOGE). Em junho a programação está compsota pela Reunião do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras; Adoção Internacional III Workshop e Cases de Comunicação do Sistema de Justiça.

Em julho será realizado o VIII Consepre – Reunião do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, em Porto Alegre. No mês de agosto será possível acompanhar a exposição 150 Anos do TJRS: Memória e futuro. Em setembro ocorre o Encontro Nacional dos Tribunais de Justiça – O papel do Poder Judiciário na fiscalização das serventias extrajudiciais

A programação de outubro traz o Encontro Nacional de Ouvidores; Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica contra a Mulher e 150 Anos de Cidadania – Mutirão de prestação de serviços no Largo Glênio Peres. Já em novembro será realizado o Prêmio Themis 2023 – Especial 150 Anos TJRS e lançamento do livro comemorativo dos 150 Anos. Encerrando as comemorações de 2023, no mês de dezembro será realizado os 150 Anos do TJRS na Praça.

No ano de 2024, no mês de janeiro, serão realizadas ações nas redes sociais com contagem regressiva para o aniversário de 150 Anos. E em fevereiro as Sessões Solenes do Pleno do TJRS e da Assembleia Legislativa alusivas aos 150 Anos

Ação visa garantir aplicação de 25% da receita de impostos em MDE Anterior

Ação visa garantir aplicação de 25% da receita de impostos em MDE

Incêndio na Boate Kiss completa dez anos Próximo

Incêndio na Boate Kiss completa dez anos

Deixe seu comentário