Estiagem
Rio volta a crescer, mas ainda pede atenção

Jairo Souza/JC -
O nível do Rio Uruguai teve uma leve "reação" nesta semana. Segundo a Defesa Civil do Município, o acumulado de chuva foi de 22 milímetros nos últimos dias. Ontem, 14/5, o Rio estava com 1,63m acima do nível normal (estacionado), segundo o coordenador da Defesa Civil, Paulo Woutheres. Em 22 de abril, por exemplo, o nível estava 1,13m acima do normal.
Além disso, no dia sete de maio, o prefeito Ronnie Mello decretou Situação de Emergência na área urbana e rural do município por conta da estiagem. A assessoria de comunicação da Prefeitura disse que Uruguaiana ainda não recebeu nenhum recurso por conta deste decreto.
A BRK Ambiental continua reforçando a necessidade de atenção ao consumo consciente de água nesse período. "Diante de um cenário de pandemia por coronavírus, que exige cuidados redobrados com a limpeza e higiene pessoal, a preservação desse recurso natural indispensável é ainda mais importante", diz a empresa em comunicado recente.
Algumas medidas sugeridas pela BRK:
- Cronometre o banho;
- Desligue a torneira;
- Ensaboe a louça de uma só vez;
- Limite o uso da máquina de lavar;
- Reaproveite a água da máquina de lavar;
- Não lave calçadas com mangueiras;
- Feche bem as torneiras;
- Lave o carro com baldes;
- Se possível, implemente a descarga com válvula de duplo acionamento;
- Verifique e corrija vazamentos.
Além das medidas capazes de reduzir o desperdício, a BRK Ambiental reforça também que, diante da baixa do nível do Rio Uruguai, é possível que algumas pessoas percebam uma alteração no gosto ou cheiro da água. Isso ocorre devido à proliferação de algas no Rio Uruguai, em decorrência da falta de chuvas, porém isso não afeta a potabilidade ou apresenta risco à saúde.
Para auxiliar os clientes e atestar a qualidade da água, a concessionária coloca à disposição da população o Laboratório Móvel - serviço gratuito que realiza testes para comprovar a qualidade da água diretamente na casa dos consumidores e que pode ser solicitado pelo telefone 0800 771 0001.
Deixe seu comentário