Mais de 300 mil gaúchos têm até 19 de maio para regularizar situação eleitoral
Município realizou 850 cirurgias de catarata desde 2022

Divulgação/HSCU - Só neste ano foram 250 procedimentos.
Desde 2021, o município mantém um convênio com o Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) para realização de facoemulsificação, com implante de lente intraocular – popularmente conhecida como cirurgia de catarata. Com isso, conseguiu ampliar o número de procedimentos realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no ano de 2022, foram 295 cirurgias de catarata realizadas pelo município, já em 2023, foram 305 procedimentos. De janeiro a junho deste ano, já são 250 operações.
Segundo a responsável pelo Setor de Convênios da SMS, Luciana Braseiro, o processo para a realização das cirurgias começa na Estratégia de Saúde da Família. "Os pacientes consultam com o oftalmologista, através do encaminhamento do médico da ESF, tendo a indicação da cirurgia ele vai para a fila de espera" explicou. Como regra, os procedimentos são agendados por ordem de atendimento, mas a gravidade do quadro do paciente é considerada.
De acordo com Luciana Braseiro, em alguns meses, o HSCU consegue realizar mutirões de cirurgias de catarata. “Temos algumas épocas do ano que conseguimos intensificar os procedimentos realizando cerca de 30 cirurgias no mês”, explicou.
O serviço ofertado conta com profissionais qualificados, equipamentos de ponta e técnicas modernas. O procedimento traz um alívio a população em poder fazer tudo no próprio município, sem a necessidade de se deslocar para outra cidade.
Deixe seu comentário