URUGUAIANA JN PREVISÃO

Educação

Novo presidente do Inep assume o cargo

divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Manuel Palácios da Cunha e Melo é Engenheiro de Telecomunicações.

O professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo assumiu, nesta quarta-feira, 1/2, a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A nomeação de Palácios foi feita pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT) no dia 6 de janeiro deste ano.

Graduado em Engenharia de Comunicações pelo Instituto Militar de Engenharia, o novo presidente do Inep também é doutor em Ciências Sociais pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (Iuperj). Nos últimos 20 anos, Manuel Palácios escreveu diversos artigos e publicações dedicados especialmente à avaliação da educação pública e suas políticas. Os estudos analisam resultados, métodos e usos da avaliação de unidades, sistemas e programas educacionais.

Palácios também foi secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), em 2015 e 2016. Também já ocupou, no período de 2004 a 2007, os cargos de diretor de Políticas da Educação Superior, de Desenvolvimento da Educação Superior, além de ter sido secretário interino da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).

O Inep é a autarquia responsável pela elaboração de avaliações educacionais como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Além disso, o Instituto também é o responsável por realizar o Censo da Educação. As avaliações têm como objetivo possibilitar que programas e projetos do governo na área da educação possam ser criados e executados. Por meio dos estudos é possível identificar falhas e necessidades da educação brasileira.

Inscrições para cursos de especialização vão até dia 17 Anterior

Inscrições para cursos de especialização vão até dia 17

Unipampa estende prazo para processo seletivo de graduação Próximo

Unipampa estende prazo para processo seletivo de graduação

Deixe seu comentário