URUGUAIANA JN PREVISÃO

Unipampa

Noite da Pecuária ‘abre’ 2023 na segunda-feira

imagem ilustrativa

O projeto de extensão Noite da Pecuária, desenvolvido na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana realiza sua primeira edição de 2023 na próxima segunda-feira, 27, às 19h.  O evento é realizado pelo Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Unipampa, em parceria com o Sindicato e a Associação Rural de Uruguaiana e acontece no salão nobre do sindicato rural (Pastoril), aberto ao público em geral gratuitamente.

A palestra da noite ficará a cargo do professor Gilson Pessoa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o tema “Bases para uma cria eficiente: uma visão de pesquisa aplicada à realidade da pecuária gaúcha”. A edição especial contará com transmissão on-line pelo canal do Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária da Unipampa pelo youtube.

O projeto de extensão existe desde 2013 e já ocorreram mais de 70 edições da noite da pecuária no município. A ação visa através da integração da universidade com o campo, difundir conhecimento técnico e científico a produtores rurais e profissionais da área. O trabalho tem como objetivo descrever e quantificar as atividades desenvolvidas e mostrar a importância do projeto de extensão para pecuária de corte da região da Fronteira Oeste do RS. “É um projeto bem consagrado na nossa região e também em outras regiões do estado e do país em decorrência do youtube, onde outras pessoas também acabam conhecendo”, destaca Ricardo Oiagen, professor do curso de Medicina Veterinária da Unipampa campus Uruguaiana e coordenador do projeto.

A Noite da Pecuária tem início às 19 horas com a apresentação do tema pelo profissional de referência, e posteriormente o palestrante é convidado para que faça parte da mesa, juntamente com o coordenador do projeto e um profissional da área, onde é aberto a o público para que possam fazer perguntas, questionamentos e considerações sobre o tema abordado.

Os temas abordados incluem as cinco áreas de maior interesse dos participantes que frequentam o evento, sendo estas: nutrição, gestão, reprodução, sanidade. De acordo com a demanda do público, algumas edições também contam com workshops e cursos teóricos e práticos de diferentes temas oriundos de assuntos abordados em palestras do evento.

O projeto se consolida a cada ano, visto que o público médio por evento é de mais de 100 pessoas, para este ano a expetativa é de 150 pessoas presencialmente e 500 pessoas acompanhando pelo youtube, abrangendo cada vez mais as cidades da região e cumprindo com sua missão principal que é integrar a universidade com setor primário, levando informação, conhecimento científico a fim de melhorar a competitividade da pecuária na região da Fronteira Oeste do RS. “O nosso objetivo através da noite da pecuária é levar uma informação técnica de qualidade para o produtor rural e pecuarista que trabalha com bovinos e ovinos. É uma satisfação estar iniciando mais um ano deste projeto”, destaca Ricardo.

Isenção da taxa do Enem 2023 pode ser solicitada até 28/4 Anterior

Isenção da taxa do Enem 2023 pode ser solicitada até 28/4

Inep fará avaliação da alfabetização das crianças Próximo

Inep fará avaliação da alfabetização das crianças

Deixe seu comentário