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Alfabetização

Inep fará avaliação da alfabetização das crianças

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai realizar a pesquisa Alfabetiza Brasil com professores das redes municipais para compreender quais são os conhecimentos e as habilidades que uma criança alfabetizada deve ter. A realização da pesquisa foi anunciada na quarta-feira, 22/3, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Porto Alegre será uma das cidades onde se concentrarão as aplicações.

A pesquisa será aplicada entre 15 e 23 de abril e contará com 341 professores alfabetizadores de todas as capitais e 291 municípios populosos. As aplicações da pesquisa estarão concentradas em cinco capitais-sede, entre as quais está a capital gaúcha.  Os resultados deste levantamento vão servir para definição de diretrizes que ajudem a formular uma política pública nacional de alfabetização e, também, para o estabelecimento de um padrão nacional de avaliação da alfabetização dos estudantes.

Em Uruguaiana, a secretária de educação, Maria Helena Bairros destaca os desafios da alfabetização, “muitos são os desafios da alfabetização, entre eles é o de alfabetizar todas as crianças até o final do segundo ano, não apenas ensinar a ler e escrever, mas levá-los a fazer uso efetivo da leitura e da escrita e envolver-se em práticas sociais onde estas se fazem necessárias. As ações realizadas pela secretaria de educação, têm o objetivo de democratizar o acesso a aprendizagem de qualidade e garantir a todos os alunos da rede municipal o direito de aprender”. Para ela, “o processo de ensino aprendizagem só se concretiza com a colaboração de todos os componentes da escola. Para que a alfabetização se efetive, todos são peças fundamentais no processo ensino aprendizagem”, revela.

No município, todos os professores possuem hora atividade e hora de estudos, totalizando 33% da carga horária de trabalho, dedicados ao planejamento e estudos de diversas estratégias de ensino. “A administração municipal juntamente com a secretaria municipal de educação, investe em formação de professores, sendo que mensalmente eles reúnem-se com a equipe de ensino da secretaria municipal de educação para juntos estudarem, discutirem estratégias de superação das dificuldades encontradas nas salas de aula e superar os desafios”, enfatiza a secretária.

O processo de alfabetização nas escolas do município é visto como assertivo. “Avalio esse processo na rede municipal de forma positiva, com empenho da escola e da família, para que a aprendizagem aconteça”, o papel da família também se torna ponto fundamental de apoio neste aspecto, “para que o processo de alfabetização ocorra precisamos do compromisso de todos, a família é parte fundamental neste processo. Todos os recursos que colocamos a disposição, projetos e demais atividades, sempre são em função da aprendizagem do aluno, seja na alfabetização ou em qualquer outro nível de ensino e aprendizagem”, reforça Maria Helena.

Critérios da pesquisa

BPara definir o que vai ser avaliado na alfabetização dos alunos, o MEC se orientou pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que determina as normas e currículos pedagógicos para as redes de ensino públicas e privadas no que diz respeito à educação infantil e ensinos fundamental e médio no Brasil.

O MEC entende que a alfabetização está completa quando o aluno domina os três eixos: a escrita, a leitura de palavras e frases e a produção de textos. Esta pesquisa analisará como são desenvolvidas com autonomia 10 habilidades destes três eixos, conforme parâmetros avaliados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), nas edições de 2019 e 2021.

As habilidades medidas terão oito níveis de pontuação, sendo o nível um o mais básico (com desempenho de 650 a 675 pontos) e o oitavo, o mais alto da escala (desempenho igual ou maior que 825 pontos). O Inep acrescentou ainda o nível abaixo de um, quando os estudantes demonstram probabilidade menor que 65% de dominar as habilidades testadas alfabetização.

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