URUGUAIANA JN PREVISÃO

Próxima semana

Uruguaiana terá cursos gratuitos sobre energia solar

Entre os dias 20, 21 e 22, a carreta-escola “Road Show ABGD Huawei Solar”, estará em Uruguaiana. A iniciativa é da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a Huawei e apoio de outras empresas do mercado de energia solar. O projeto começou em junho de 2022 e vem passado por muitos municípios Brasil a fora.

O programa oferece cursos sobre fundamentos dos sistemas fotovoltaicos (energia solar) e técnicas para instalação de painéis solares à população local. São dois treinamentos disponíveis e eles são entregues de forma gratuita à comunidade.

Os cursos são ministrados em uma carreta-escola, equipada com sistema fotovoltaico. A iniciativa tem capacidade para beneficiar até cem pessoas. De acordo com os organizadores, se trata de “um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real que possui estrutura de sala de aula, espaço para workshops e uma casa funcional alimentada por energia solar”.

O projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de difícil acesso. "O Road Show tem como foco ensinar a população a respeito dos benefícios que a energia solar oferece, além de capacitar ainda mais as pessoas que já atuam nesse segmento. Para isso, vamos percorrer todas as regiões do país”, comenta Guilherme Chrispim, presidente da ABGD.

Em Uruguaiana, a unidade móvel vai oferecer os cursos “Introdução aos Fundamentos e Dimensionamentos do Sistema Fotovoltaico”, destinado a todos que querem conhecer como funciona a geração de energia solar; e “Integração e Aprofundamento Técnico do Sistema Fotovoltaico”, direcionado a quem já atua no setor e busca se atualizar com o que há de mais novo em geração distribuída. Os cursos acontecem no horário das 9h às 13h e das 14h às 18h, com carga horária de quatro horas de aula.

A carreta ficará no Senai Uruguaiana, na Rua Domingos José de Almeida, nº 2368. Os interessados em participar deverão se inscrever por meio do site https://www.abgd.com.br/roadshow, que contém os requisitos para participação e o itinerário da carreta-escola, e fazer o cadastro de forma gratuita. No dia do curso, basta levar 1 kg de alimento não perecível por participante.

Do Oiapoque ao Chuí

Durante a primeira edição do “Road Show Huawei Solar”, realizada de maio de 2021 a abril de 2022, a carreta passou por 68 cidades, em 20 Estados e no Distrito Federal, capacitando 2.833 pessoas. Foram 31.179 quilômetros rodados – sete vezes a distância do Oiapoque (AP) ao Chuí – e cerca de 1,2 mil horas de aula. Desta vez, o veículo deve percorrer cerca de 21 mil quilômetros, passando por aproximadamente 44 cidades em 20 Estados e no Distrito Federal, beneficiando mais de quatro mil pessoas.

Bancada do agro protocola PL para ‘dar o troco’ na UE Anterior

Bancada do agro protocola PL para ‘dar o troco’ na UE

Início de ano na pecuária gaúcha ainda é desalentador Próximo

Início de ano na pecuária gaúcha ainda é desalentador

Deixe seu comentário