URUGUAIANA JN PREVISÃO

Futebol

Gauchão 2023 começa neste final de semana

Fabiano do Amaral imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A chegada do Luis Suárez eleva o nível do futebol gaúcho.

O Campeonato Gaúcho (Gauchão) inicia neste sábado, 21/1, com 12 times participantes na competição. Os clubes irão se enfrentar em único turno, na primeira fase, classificando-se para a fase de mata-mata apenas os quatro primeiros. Os dois últimos serão rebaixados. Nas semifinais e finais, os times jogarão no sistema de dois jogos, ida e volta. Não haverá o critério de gol qualificado, durante a fase de mata-mata.

O Grêmio, reforçado por Suárez, vai em busca do hexa. Já o Inter tenta voltar a vencer o Estadual, o que não ocorre desde 2016. Os 10 adversários da dupla Gre-Nal se mobilizam para as estreias. Desde 2017 que nenhum time do Interior conquista o Gauchão. Coube ao Novo Hamburgo tamanha façanha há seis anos.

Os primeiros a entrar em campo neste sábado, serão Grêmio e Caxias, às 16h30. Logo mais, à noite, Internacional e Juventude, às 19h. No mesmo horário, São Luiz e Ypiranga. No domingo, dia 22/1, Brasil de Pelotas e Aimoré se enfrentarão às 16h. No mesmo instante, Novo Hamburgo e Avenida. E para encerrar a primeira rodada, Esportivo e São José.

Atualmente, quem detém a maior quantidade de títulos é o Inter, com 45. Logo atrás, vem o Grêmio, tendo 41. Em seguida, o Guarany de Bagé, com dois títulos. Depois vem Novo Hamburgo, Caxias, Juventude, Renner, Rio-Grandense, Grêmio Santanense, Rio Grande, Farroupilha, São Paulo-RS, Pelotas Cruzeiro-RS, Americano, Bagé e Brasil de Pelotas.

Como chegam as equipes para o gauchão 2023?

Clube Esportivo Aimoré (São Leopoldo) - Com a maioria de estreantes em Gauchão, o Aimoré manteve a base do time que chegou às quartas de final da Copa Tarciso Flecha Negra. O técnico Edinho Rosa vai fazer seu primeiro Gauchão, tendo como experientes na competição, o atacante Wesley Pacheco, de 32 anos, os laterais Higor, de 27, e Bruno Ferreira, de 28, e os volantes Mardley, de 27, e Paulinho Dias, de 34.

O clube buscou reforços jovens e de fora do Brasil para a disputa do Gauchão. Entre eles, chegaram o meia colombiano Mateo Velasco, 20 anos, emprestado pelo Grêmio; e Esdras Mendoza, atacante, 19 anos, boliviano, ex-Oriente Petrolero.

Esporte Clube Avenida (Santa Cruz do Sul) - De volta à primeira divisão nesta temporada, o Avenida tentará se manter na elite. A ideia é buscar repetir o feito de 2018 quando o time chegou às semifinais e acabou eliminado pelo Grêmio, na melhor participação da história do clube no Gauchão.

Micael, zagueiro de 36 anos, vai para seu 14º Gauchão. O primeiro foi pelo Novo Hamburgo, em 2005. Passou ainda por Brasil-Pel, Lajeadense, Veranópolis e Juventude.

Grêmio Esportivo Brasil (Pelotas) - O Brasil de Pelotas aposta em nomes conhecidos do torcedor para apagar o retrospecto recente e iniciar uma nova era vencedora. Com sérios problemas financeiros após o rebaixamento para a Série D, o Xavante tem no Campeonato Gaúcho o primeiro desafio após a profunda reformulação no clube e antes de mais nada, tentará não repetir os erros cometidos nas últimas temporadas.

Depois de ter se aposentado e candidatar-se a deputado estadual sem conseguir se eleger em outubro do ano passado, o goleiro Marcelo Pitol resolveu voltar a jogar. Aos 40 anos, vai para seu 17º Gauchão. Nenhum outro atleta dos elencos atuais jogou tantas vezes a competição.

Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul (Caxias do Sul) - O Caxias sempre entra como um dos times mais fortes do interior na disputa do Gauchão. Em 2023, com o técnico mais jovem da competição (Thiago Carvalho tem 34 anos), o clube quer chegar outra vez às fases decisivas.

O meia Matheus Gotler, o Matheus Gaúcho, volta a disputar um Gauchão depois de sete anos. Em 2016, ele jogou a competição pelo Ypiranga. Nas últimas quatro temporadas, atuou fora do Brasil. Foi atleta do Miami United (EUA), do Almagro Club de Fútbol, da terceira divisão da Espanha, e do Höttur/Huginn, da terceira divisão da Islândia.

Clube Esportivo Bento Gonçalves (Bento Gonçalves) - Times que chegam da segunda divisão, normalmente, são candidatos a rebaixamento no Gauchão. Foi assim com Guarany de Bagé e União Frederiquense, em 2022. Mas o Esportivo quer mudar esta tendência. O time de Bento Gonçalves anunciou 21 reforços para a competição estadual. O lateral direito Márcio Lima vai para seu 12º Gauchão.

Centroavante do Esportivo, Flávio Torres completou 36 anos no último mês de novembro. Nas últimas três temporadas, jogou no Floresta, do Ceará, após ter saído do próprio Esportivo, onde jogou o Gauchão de 2020. Torres teve ótima passagem também no Avenida de Santa Cruz do Sul, em 2019, marcando gol inclusive no Corinthians, em Itaquera, pela Copa do Brasil.

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (Porto Alegre) - Depois de subir da Série B do Brasileirão como vice-campeão, o Grêmio resolveu investir no mercado de transferências e trouxe 10 reforços para a temporada de 2022 e promoveu uma reformulação do grupo de jogadores. A maior das contratações foi do centroavante Luís Suárez, livre no mercado, que chegou para mudar a equipe de patamar para as competições do ano.

Essa será a primeira vez nos últimos oito anos que o Grêmio não terá Romildo Bolzan Jr. na presidência do clube em um Campeonato Gaúcho. Em campo, terá Suárez. Maior nome do Grêmio para a temporada, o uruguaio é o quinto maior artilheiro em atividade no mundo, com 528 gols.

Sport Club Internacional (Porto Alegre) - Vice-campeão brasileiro no ano passado, o Inter busca retomar a hegemonia no Campeonato Gaúcho. O Colorado não vence a competição desde 2016. Depois disso, o Novo Hamburgo (uma vez) e o Grêmio (cinco vezes) foram os campeões estaduais. Por enquanto, a equipe gaúcha fez apenas uma contratação. A direção buscou Mário Fernandes, que não vinha jogando pelo CSKA-RUS, para ser um curinga e pode atuar em mais de uma posição.

Caso seja campeão do Gauchão, Mano Menezes será o sétimo técnico a ser vencedor do Estadual com Grêmio e Inter. À frente do Tricolor, levou a taça em 2006 e 2007. Já alcançaram essa marca Sérgio Moacir Torres, Rubens Minelli, Otacílio Gonçalves, Cláudio Duarte, Celso Roth e Tite.

Esporte Clube Juventude (Caxias do Sul) - A temporada de 2023 pode ser definida por apenas uma palavra para o Juventude: reconstrução. Rebaixado para a Série B do Brasileirão, o time de Caxias do Sul iniciará o Campeonato Gaúcho com novos personagens tanto dentro como fora das quatro linhas. Com uma fotografia totalmente alterada, o clube coloca como obrigação atingir ao menos a semifinal e o título de campeão do interior.

Para o início da temporada, o Juventude contratou 21 jogadores, que se juntaram as outros 10 que tinham contrato em vigor com o clube de Caxias. Muitos vieram por empréstimo de clubes da Série A, em um modelo de negócio considerado ideal para reduzir os custos e montar um elenco equilibrado.

Esporte Clube Novo Hamburgo (Novo Hamburgo) - Último time a superar a dupla Gre-Nal nos últimos 22 anos e conquistar o Gauchão, o Novo Hamburgo não conseguiu mais chegar perto da uma nova conquista desde 2017. Para 2023, a diretoria buscou o técnico Gabardo Jr., de 39 anos, que fez carreira na base do Grêmio entre 2015 e 2018, e se destacou nos dois últimos anos no Boa Esporte, de Minas Gerais. Dentro de campo, o lateral-esquerdo Breno, com passagem pelo Grêmio em 2013 e 2014, e que estava na Aparecidense (GO), é um dos destaques.

Com um número tão pequeno de jogadores mantidos, o departamento de futebol do Anilado precisou intensificar o processo de formação do grupo de atletas. Desde o anúncio do técnico Gabardo Jr, no dia 10 de novembro, o Noia, em pouco mais de um mês, acertou a contratação praticamente de um elenco inteiro.

Esporte Clube São José (Porto Alegre) - Primeiro time a se apresentar para os treinos visando 2023 (começo foi em 3 de outubro), o São José já fez 10 jogos-treinos. O técnico Thiago Gomes montou um elenco com jogadores experientes em Gauchão. São 18 com alguma partida valendo pontos pelo Estadual. E 13 deles jogaram no Passo D'Areia em 2022. O goleiro Fábio está desde 2015 no clube; o zagueiro Bruno Jesus e o lateral-esquerdo Marcelo, desde 2017; e o volante Tiago Pedra, desde 2018.

Alguns dos nomes que compõe o elenco do Zeca passaram pela dupla Gre-Nal. Entre eles o atacante Cléberson (sub-17 e sub-20 do Inter); o atacante Netto (sub-20 do Inter); o atacante Thiago Santos (Inter B); o atacante Thayllon (sub-20 do Grêmio); o meia Rondinelly (Grêmio em 2012/2013); e o meia Guilherme Biteco (base e profissional do Grêmio).

Esporte Clube São Luiz (Ijuí) - Embalado pela conquista da Copa Tarciso Flecha Negra em novembro de 2022, o São Luiz chega para o Gauchão com um time experiente. São 12 atletas com 30 anos ou mais. A maioria já jogou o campeonato e quer colocar o time de Ijuí de volta entre os quatro primeiros, como em 2013. O técnico William Campos, de 34 anos, é mais jovem que muitos dos titulares.

O lateral-esquerdo Márcio Goiano, 37 anos, vai para seu 13º Gauchão. Também são titulares o zagueiro Leandro Camilo (36), o volante Paulinho Santos (35) e o atacante Éderson (33), que se destacou no Athletico (PR), sendo goleador do Brasileirão da Série A em 2013 com 21 gols. Jogou ainda no Fortaleza, Vasco da Gama, ABC e Ceará, entre outros clubes.

Ypiranga Futebol Clube (Erechim) - Do time vice-campeão na temporada passada, ficaram 10 nomes e o técnico Luizinho Vieira. Por isso, a expectativa da direção do Ypiranga é de tentar repetir a histórica da campanha de 2022. Foram agregados os atacantes William Barbio, ex-Vasco; Guilherme Azevedo, ex-Grêmio; e Bruno Baio, ex-Inter. O goleiro Edson, um dos destaques no último Gauchão, sofreu uma fratura na tíbia, no primeiro jogo-treino da pré-temporada, contra o Concórdia (SC), em dezembro. Vai ficar afastado entre 90 e 120 dias e não deverá atuar no Estadual.

Aos 50 anos, Luizinho Vieira vai para seu segundo Gauchão como técnico. Já como jogador, atuando no meio-campo, disputou os campeonatos de 1995, 1996 e 1997 pelo Brasil de Pelotas, e o de 2005, pelo 15 de Novembro, de Campo Bom.

Os destaques da primeira rodada do Gauchão Anterior

Os destaques da primeira rodada do Gauchão

Em partida sofrida, Argentina bate França nos pênaltis e é tri Próximo

Em partida sofrida, Argentina bate França nos pênaltis e é tri

Deixe seu comentário