URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo

A pandemia do Coronavírus

Coronavírus

São Paulo registrou ontem, dia 17/03, o primeiro caso de morte por este vírus. Fiquem atentos para as medidas de prevenção que devem ser adotadas e não sejam imprudentes. O Coronavírus é uma cepa nova de origem animal da mesma família da SARS proveniente da Índia, que tivemos em 2012. Através de sua mutação passou a causar infecção em homens, na localidade de Wuhan na China, em dezembro de 2019. O cientista Leo Poon, virologista da Escola de Saúde Pública da Universidade de Hong Kong, que primeiro decodificou o vírus, acredita que esse teve origem em um animal e se espalhou para os seres humanos. O Coronavírus é um grupo de vírus que comum entre os animais. Em casos raros, ele é o que os cientistas chamam de zoonótico, o que significa que pode ser transmitido de animais para seres humanos, de acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças.

O vírus pode deixar as pessoas doentes, geralmente com uma doença do trato respiratório superior de leve a moderada, semelhante a um resfriado comum. Os sintomas do Coronavírus incluem coriza, tosse, dor de garganta, possivelmente dor de cabeça e talvez febre, que pode durar alguns dias. Para aqueles com um sistema imunológico enfraquecido, idosos e muito jovens, há uma chance do vírus causar uma doença do trato respiratório mais baixa e muito mais grave, como uma pneumonia ou bronquite. Você pode reduzir o risco de infecção, evitando pessoas doentes. Tente evitar tocar nos olhos, nariz e boca. Lave as mãos frequentemente com água e sabão e por pelo menos 20 segundos. Seja consciente. Se você estiver doente e tiver motivos para acreditar que pode ser o Coronavírus Wuhan devido a viajar para a região ou entrar em contato com alguém que já esteve lá, informe um médico e procure tratamento precoce. Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e desinfete os objetos e as superfícies em que for tocar. Evite aglomerações!


Advogados

Agora, a mobilização começou cedo. Um grupo está articulando chapa de oposição para o próximo pleito na OAB local.


Robertito

O produtor rural, Roberto Fagundes Ghigino, presidente da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana, deverá disputar uma cadeira no parlamento municipal. Robertito poderá ser um representante do setor primário na Câmara de Vereadores.


Parceria

O mais premiado grupo musical do Rio Grande do Sul, o Grupo Parceria segue conquistando troféus pelo Rio Grande afora, participando de inúmeros festivais. Parabéns aos amigos Adão e João Quintana Vieira!


Novo

No pleito de 2018, o jovem Marcel Van Hattem fez 2.166 votos em Uruguaiana, sendo eleito Deputado Federal, com 349.855 votos. Consta que um grupo se mobiliza para formar um diretório municipal do Novo em nossa cidade.


Televisão

A Rede Globo divulgou comunicado anunciando uma série de mudanças em sua programação em resposta à pandemia de coronavírus. Todas as novelas no ar serão substituídas por versões compactas de antigos sucessos, por um prazo ainda não determinado. Quatro programas (Mais Você, Encontro com Fátima Bernardes, Globo Esporte e Se Joga) vão sair da grade para acomodar a ampliação do horário dedicado ao jornalismo. Jogos de futebol serão substituídos por filmes. Vários canais do Grupo Globo na TV paga ficarão abertos para não-assinantes.


Água

Dia 12 de março último foi discutido e votado na Câmara Municipal de Uruguaiana requerimento para redução do valor da conta de água. A medida busca compensar o usuário pela distribuição de água pela concessionária do serviço, identificada nas últimas semanas com coloração, gosto e cheiro alterados. A proposta da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes, e subscrita pelos demais vereadores, solicita ao Poder Executivo que determine à Comissão Fiscalizadora do Contrato entre município e BRK Ambiental ação junto à AGERGS, Ministério Público ou Defensoria Pública para desconto de, no mínimo 50% do valor a ser pago referente ao mês.


Abraço

O abraço da semana vai para o amigo e advogado César Gustavo de Souza.


Saudade

A saudade da semana é das incomparáveis crônicas do escritor Rubem Braga.

Uma guerra silenciosa no Brasil Anterior

Uma guerra silenciosa no Brasil

Umas & Outras Próximo

Umas & Outras

Deixe seu comentário