URUGUAIANA JN PREVISÃO

Marisele Pereira Velasques

Problemas respiratórios

Começou a temporada da coceira nos olhos e no nariz, espirros e tosses sem fim. As mudanças nas temperaturas ajudam a intensificar os sintomas, e para deixar a casa mais quentinha, muitas pessoas começam a colocar tapetes e mantas na sala e nos quartos, lugares favoráveis para acumular pó e ácaros. Mais um obstáculo para os alérgicos. Aliás, alergia é uma resposta exagerada e excessiva do sistema imunológico contra substâncias diversas chamadas de alérgenos que entram em contato com o organismo, elas são bem variadas e podem entrar pela via respiratória, cutânea ou até mesmo por ingestão.

Também começam as gripes e resfriados, e toda a contaminação se dá pelo ar, e isso não se refere à ambientes abertos com corrente de vento, mas aos fechados e quentinhos. Espirros e tosses espalham pequenas gotículas de saliva com o vírus, e assim que tocam objetos ou pessoas podem passar para outros indivíduos. Então, o ideal é deixar a casa aberta em horários que o sol está mais forte, fazer que o ar circule e a luminosidade entre nos ambientes. Beber muita água e se alimentar com qualidade preferindo frutas, sucos naturais ricos em vitamina C e legumes. Em casa cuidar da higiene dos ambientes, lavar as cortinas, tapetes e ursinhos de pelúcias que juntam pó aumentando os sintomas alérgicos.

As regras básicas de prevenção são as mesmas, como não compartilhar talheres, garrafinhas com água e lanches, lavar as mãos antes da alimentação. Ao tossir e espirrar cobrir o rosto, e se tiver sintomas de gripe não ir à escola e procurar um centro de saúde o mais rápido, principalmente se houver febre. Estar sempre bem agasalhado e cobrir principalmente as extremidades: pés, mãos e cabeça, mantendo assim a temperatura do corpo. E caso houver qualquer dúvida, levar a criança até o médico ou posto de saúde. Deixar a carteira de vacinação em dia também é importante.

Os cuidados são os mesmos e as reações alérgicas e problemas respiratórios nessa época do ano também. Escapar é difícil, mas diminuir sintomas e evitar gripes mais fortes como a H1N1 é responsabilidade dos pais quando levam seus filhos para vacinar.

Dividindo atenções Anterior

Dividindo atenções

Pluralidade Próximo

Pluralidade

Deixe seu comentário