URUGUAIANA JN PREVISÃO

Marisele Velasques

Dividindo atenções

A chegada de um bebê em casa nem sempre será uma festa quando uma criança já faz parte da família. Para os pais em sua grande maioria, quando for planejado, será mais alegria em receber um novo membro. A experiência em ter o primeiro foi de muitos cuidados, novidades, descobertas e medos. Já o segundo, aparentemente trás uma segurança maior por já se ter vivenciado a experiência do anterior.
Para o irmão ou irmã mais velha, independente da idade, e de ter pedido ou não por um maninho, quando o corpo da mãe começa a se transformar é momento de começar a conversar e preparar para a nova rotina que irá se modificar assim que o bebê nascer. A forma de falar sempre irá variar conforme a idade, e não podemos esquecer que até mesmo aqueles filhos maiores podem sentir um pouquinho de ciúmes e fazer birra como qualquer criança pequena. O que é natural, já que durante muito tempo quem tinha todas as atenções da família, agora terá que dividir.
Os pais devem sempre passar segurança e muito carinho, conversando, prestando atenção se haverá mudanças de comportamento. Explicar para a criança o quanto sua contribuição irá ajudar a cuidar do bebê e deixará todos em casa mais felizes. E isso pode começar com atividades simples como ajudar a comprar o enxoval, escolher roupinhas e até o nome do maninho. Precisamos compreender que a atitude que faz a criança sofrer é quando sua rotina é totalmente alterada, as atenções ficam somente direcionadas ao bebê, gerando insegurança com a sensação de estar desprotegida.
Os irmãos devem logo ser apresentados assim que o bebê nascer. O maior precisa sentir que é importante e amado em todo o processo. Que dividir a vida e os pais também é bom, e ter um mano é muito legal. Infelizmente, muitas famílias falham com a chegada de outro filho, acabam excluindo o maior, o que pode gerar birras, rebeldia e tantas outras mudanças de comportamento. Todos os filhos são amados e importantes, e isso nem é preciso explicar.

Inteligência emocional Anterior

Inteligência emocional

Problemas respiratórios Próximo

Problemas respiratórios

Deixe seu comentário